Como José vira José do Egito?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Após ser falsamente acusado de tentativa de estupro, preso e humilhado, o hebreu ajudou o faraó Sheshi (Fernando Pavão) e foi recompensado com o cargo de governador de todo o Egito.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Ele não os invejou, nem se vitimizou. Ele não aceitou crescer como vítima. À medida que #Gênesis for contando a história de José, repare como ele não muda, mesmo diante de tanta humilhação, perseguição, rejeição, abandono, traição, preconceito e decepção. Eis aí o caráter de Deus e porque José foi escolhido.

Sua postura ética se baseou no temor a Deus e seu caráter puro e íntegro em qualquer situação ou condição foi responsável pela sua prosperidade. Por seu caráter exemplar perante Deus e perante os homens, José é considerado um tipo de Cristo, pois mostrou em sua vida o mesmo caráter exigido de um filho de Deus.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

No meio dos seus irmãos, José não age como o Zafenate-Panéia – salvador do mundo, mas age como o José de Deus, o menino lá de Canaã que foi rejeitado pelos irmãos e agora os aceita porque ele é de Deus e, por isso, tem o perdão na mente e no coração. O perdão de José traz salvação, redenção para a sua família.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

A explicação é porque José é o primeiro filho dele com Raquel, a mulher que sempre amou. Além disso, o pastor sempre gostou do interesse de José pelos ensinamentos de Deus. “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.

José foi um jovem competente e íntegro, ao ser tentado pela esposa de Potifar, ele se manteve forte e não cedeu aos desejos dela, mesmo assim foi preso injustamente pela calúnia da mulher.

O favoritismo de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.

O país continua a enfrentar desafios, desde agitação política, incluindo a recente revolução de 2011 e suas consequências, até o terrorismo e o subdesenvolvimento econômico. O atual governo do Egito é uma república presidencial liderada pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi, que tem sido descrito como autoritário.

O homem que liderou os destinos do Egito durante 30 anos até em 2011 ser derrubado por uma revolta popular tinha 91 anos. Mubarak tinha 91 anos. Após 30 anos no poder no Egito, em 2011 Hosni Mubarak foi derrubado por uma revolta popular no âmbito da Primavera Árabe.

Em linhas gerais, sem descrever o debate que existe em torno desse tema, poderíamos dizer que a história de José teria acontecido cerca de 1.400 anos antes de Cristo.

Sheshi I era o faraó da época de José
Além disso, arqueólogos também atestaram que há evidências de longos períodos de fome no Egito que coincidem com a história bíblica onde José interpreta o sonho de faraó, revelando um período de sete anos de fartura, seguidos por mais sete anos de fome.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.

Depois de sua longa história, José entendeu que tudo havia sido um plano de Deus, e que através de sua vida Israel foi preservado (Gênesis 45:7; 50:20). José então viveu o resto dos seus dias no Egito. Ele alcançou a terceira geração dos filhos de Efraim, e morreu com 110 anos de idade.

  • Efraim
  • Manassés