Como o espaço é infinito?

Perguntado por: rornelas2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Existem várias formas de expansão, mas o universo observável não é infinito. Assim, antes ou no momento do Big Bang, não existia universo ou mesmo espaço, onde tudo se resumia a um ponto (singularidade), a partir da explosão, o tecido espaço-tempo se expande, e essa expansão se acelera.

O multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a ideia de que além do universo observável, outros universos também podem existir.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Entre as muitas estruturas astronômicas impressionantes que povoam o cosmos, a Grande Muralha Hércules-Corona Borealis se destaca como uma das mais imponentes e enigmáticas e como a maior coisa que existe no universo.

Segundo os pesquisadores, a aceleração do universo pode acabar rapidamente nos próximos 65 milhões de anos. Então, dentro de 100 milhões de anos, ele poderia parar de se expandir completamente, e começar a entrar em uma era de contração lenta até desaparecer — ou, talvez, renascer.

A teoria do surgimento do universo mais aceita atualmente é que ele teve início com o Big Bang quente há aproximadamente 13,7 bilhões de anos (tempo previsto pela Lei de Hubble, que encontra interpretação na Relatividade Geral) e tem se expandido e esfriado ao longo do tempo, formando as estruturas que conhecemos hoje.

O Universo não é eterno. É possível dizer hoje com certeza que ele não ficará como é hoje por muito tempo. O mais provavél é que com a expansão ele se torne mais frio e em um dado momento ele páre de se expandir, e o tempo deixará de existir novamente!

Nas duas últimas décadas, tem sido amplamente aceito que o universo está se expandindo em ritmo acelerado, impulsionado por uma força invisível conhecida como energia escura. Cientistas propõem, em 2018, um modelo com energia escura e nosso Universo flutua em uma bolha expansiva em uma dimensão extra.

Os cientistas acreditam que o universo nasceu de uma explosão há cerca de 15 mil milhões de anos. A princípio existia uma névoa de partículas ainda mais pequenas do que os átomos. Depois formaram-se os átomos e, possivelmente mil milhões de anos depois, as galáxias de estrelas.

De acordo com o modelo científico vigente, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck.

Bem, vamos calcular? A borda do Universo observável está a 434.522.880.000.000.000.000.000 km de distância.

Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

Os astronautas que veem o nosso céu do lado de fora da Terra também veem a cor refletida pelas moléculas da atmosfera, ou seja, também veem o céu da Terra na cor azul. Mas no espaço não há atmosfera, dizemos que lá é um vácuo. Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

O conceito de multiverso popularizou-se quando as teorias científicas modernas que tentavam explicar as propriedades do nosso universo previram a existência de outros universos nos quais pudessem ocorrer eventos fora da nossa realidade.

a Via Láctea

Qual e o nome do nosso universo? a Via Láctea O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.