Como o herbicida atravessa a cutícula?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os herbicidas que entram na cutícula podem passar até o tecido subsequente ou podem ser retidos na cutícula. A retenção na cutícula pode ser atribuída à alta lipofilicidade do herbicida, resultando no seu particionamento em partes ricas em lipídios da cutícula (DEVINE et al., 1992).

Tanto a solubilidade como as propriedades ácidas dos herbicidas afetam a absorção pelas células e determinam, também, o movimento deste (translocação) nas plantas. As plantas possuem dois sistemas de transporte de nutrientes, o floema e o xilema, por meio dos quais os herbicidas se movimentam na planta (Figura 5).

Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. Alguns exemplos de herbicidas de contato são: diquat, paraquat e lactofen. Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.

Alguns herbicidas que são absorvidos rapidamente, como o 2,4-D, podem ser “resistentes à chuva” com apenas 15 minutos após a aplicação. No entanto, alguns herbicidas requerem até oito horas livres de chuva após a aplicação para melhor desempenho.

Alguns herbicidas necessitam de até seis horas sem chuva, após a aplicação, para serem absorvidos em quantidade suficiente para um bom controle de plantas daninhas (Vargas; Gleber, 2005).

Quando a molécula de um herbicida chega ao solo, ela pode sofrer os processos de degradação e sorção, e os resultados destes dois processos podem ser: a absorção da molécula pelas plantas, a lixiviação da molécula para camadas subsuperficiais do solo, podendo até mesmo atingir os cursos de água subterrâneos, ou a ...

O composto é absorvido por via oral e dérmica, sendo excretado principalmente na urina. A excreção biliar, no entanto, é limitada e a eliminação através de ar expirado é muito baixa 14. O uso intenso pode causar danos às plantas que não são alvo da aplicação, aumentando o número de espécies que podem ser afetadas.

O herbicida à base de glifosato é aplicado nas folhas de plantas daninhas, aquelas que nascem espontaneamente no meio das lavouras e prejudicam a produção agrícola. Ele bloqueia a capacidade da planta de absorver alguns nutrientes. “É um produto usado para matar planta”, resume Luiz Cláudio Meirelles.

DEGRADAÇÃO DE HERBICIDAS
Como observado na Fig. 1, os herbicidas movimentam-se no ambi ente por processos físicos, tais como escorrimento superficial, lixiviação, translocação pelas plantas e volatilização, sendo então degradados pelos processos químicos e biológicos.

Herbicida é um tipo de produto químico destinado a combater e eliminar as chamadas plantas daninhas ou ervas daninhas.

O mecanismo de ação do glifosato está bem entendido e documentado: ele inibe a enzima EPSPS (5-enolpiruvato-chiquimato-3-fosfato sintase) da via metabólica do ácido chiquímico, impedindo a síntese de determinados aminoácidos essenciais ao crescimento das plantas (Malik et al., 1989; Franz et al., 1997).

Quanto tempo leva para o glifosato fazer efeito? Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

glifosato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”. Até hoje, glifosato, paraquat, glufosinato e diquat foram sempre considerados os “quatro grandes” herbicidas de todos os tempos.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.

60 dias

Uma característica importante é a de absorção, ou seja, ele fica retido nas partículas do solo e ali fica inativo até sua degradação, que ocorre em média em 60 dias. Assim, se for usado com as dosagens recomendadas e seguindo as boas práticas de aplicação, o roundup não é um risco ao meio ambiente nem à saúde humana.

Apoiando observações que já haviam sido feitas por cafeicultores, estudo mostra que o açúcar (sacarose) pode ser utilizado para desintoxicar cafeeiros afetados por herbicidas aplicados nas plantações para controlar as ervas daninhas.

Mas é importante se planejar para que não chova na lavoura por um período de 1 a 4 horas após a aplicação de herbicidas Roundup®, dependendo de qual formulação está usando.