Como os dentes tem que ficar com a boca fechada?

Perguntado por: afrutuoso7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.

Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.

Geralmente, surgem no fim do dia, depois de o paciente ter apertado os dentes praticamente o dia todo. Esse hábito diurno é chamado de “bruxismo de vigília” e está diretamente ligado à ansiedade e ao estresse. Quando o apertamento dos dentes acontece à noite, durante o sono, fica mais difícil ainda de detectar.

De forma resumida, a mordida correta é quando a mordida apresenta um fechamento ideal, quando os dentes de cima ficam um pouco à frente dos dentes da arcada inferior. Essa é uma condição não muito comum, por hábitos simples que podem desalinhar o sorriso.

Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes; Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.

Numa mordida normal os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Caso tal não aconteça estamos perante uma maloclusão.

Segundo o dentista, esse traço invisível deve coincidir com a linha média facial, com o filtro labial, ou com o centro da boca. Se a linha média dentária se encaixa em uma dessas condições, o sorriso pode ser considerado esteticamente alinhado e dentro de um dos critérios mais importantes usados na análise do dentista.

Como resolver o problema?

  1. Uso do aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico é a primeira conduta para quem quer tratar os dentes da frente separados. ...
  2. Utilização de próteses fixas. As próteses fixas também podem ser verdadeiras aliadas nesse caso. ...
  3. Preenchimento com resina. ...
  4. Implante dentário.

A maneira correta da posição da língua na boca é ela ficar apoiada suavemente no palato, mais conhecido como 'céu da boca'. Sua ponta deve ficar em contato com a papila palatina e o resto da língua deve ficar apoiada na parte mais alta do céu da boca.

Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento,pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Você sabia que muitas pessoas desenvolvem o hábito involuntário de ranger os dentes enquanto dormem? Estamos falando do bruxismo, problema sério que pode causar danos à saúde bucal. Em alguns indivíduos, o bruxismo ocorre inclusive durante o dia: nesse caso, é chamado de bruxismo de vigília.

Após a instalação, os dentes começam a se nivelar e se alinhar. Para concluir o nivelamento, em alguns casos, é recomendado fazer extrações dentárias ou melhorar o posicionamento dental com giros. Com essas mudanças na boca, é preciso que o ortodontista verifique, já nos primeiros dias, a sua reação ao aparelho.

Por não saber disso, muitas pessoas têm a mordida incorreta sem nem se dar conta disso. Isso acontece devido ao mau alinhamento dos dentes e acaba causando dificuldades nas ações básicas do dia a dia como falar e mastigar. Esse problema é conhecido como 'mordida errada'.

A mordida profunda ocorre quando os dentes da arcada dentária superior cobrem de maneira exagerada ou total os dentes inferiores. Considerada um tipo de má oclusão, esse problema é muito comum em crianças, mas também pode afetar adolescentes e adultos.

Faça uma leve pressão no local e realize círculos em sentido horário, enquanto abre e fecha a boca suavemente. * Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado. Na maioria das vezes, essa técnica traz grande conforto e relaxamento.

Em adultos, o problema pode ter variadas causas, como transtornos psicológicos e emocionais (estresse, tensão e crises de ansiedade) e neurológicos (autismo e paralisia), além de efeito colateral de alguns medicamentos como antidepressivos.

Como o corpo libera hormônios descontroladamente, a exemplo do cortisol e da adrenalina, afeta o sistema imunológico e reduz as defesas do organismo. Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo.

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca.

O profissional caracteriza uma boca saudável como aquela que não apresenta cáries, doença periodontal, há presença de todos os dentes, não há desgastes dentais excessivos e sem patologias dos tecidos moles. Além disso, ao fazer a escovação e usar o fio dental, a gengiva não manifesta dor ou sangramentos.