Como os egípcios usavam a matemática?

Perguntado por: lnogueiras6 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
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As principais realizações dos egípcios no campo da matemática foram a construção das pirâmides, a invenção de um calendário solar e a criação de um sistema de numeração próprio.

Resposta: Era usada para contabilidade de comercio, também como auxílio para o desenvolvimento da astronomia, porém o maior uso da matemática no Egito foi para o desenvolvimento da engenharia.

A matemática era muito usada na contrução das pirâmides egípcias . Os arquitetos planejavam elas para ter a melhor perfeição dela. Usavam como instrumento a razão áurea para um melhor encaixe das pedras e blocos. Os lados dela eram projetados e contruídos simétricamente, fatos que desenvolvem sua preservação.

Os egípcios desenvolveram um sistema de numeração há cerca de 3000 anos. Esse sistema possui características próprias e apresentou para a época algumas inovações que usamos até hoje, como a base 10. Os números representados por hieróglifos eram mais usados em monumentos e templos, pintados ou talhados em pedra.

Sistema de Numeração Egípcios

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IIIIIII IIII I

A educação no Antigo Egito dá-se de forma emônica, repetitiva, baseadas na escrita. Os ensinamentos são voltados à formação do homem político, assim, sua educação é direcionada à retórica. Observa-se, também, que a obediência aos estudos era primordial para não sofrer castigos.

Os papiros são uma das provas matemáticas mais importantes do Antigo Egito, mostran- do de forma escrita, a habilidade deste povo em épocas tão primitivas. Entre estes papiros, des- taca-se o de Moscou, Berlin, Kahun e Rhind, todos eles são datados por volta de 2000 a 1600 a.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Os egípcios formaram o primeiro povo que utilizou a matemática como uma ciência organizada e são os primeiros matemáticos da antiguidade. Utilizaram a geometria para construir os seus monumentos, e desenvolveram um sistema de matemática baseado no número 10 (sistema decimal).

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação.

Os gregos não utilizavam a matemática apenas para medir e calcular coisas cotidianas. Eles acreditavam no poder dos números e os utilizavam para interpretar coisas mais abstratas, que se expressavam por via de áreas próprias como a astronomia.

Acredita-se que o sistema de numeração no Antigo Egito, foi desenvolvido por volta de 3000 a. C. sobre o reinado do faraó Sesóstrtis ( Boyes, 1996). Esse sistema tinha como base um sistema decimal e aditivo.

Por volta do ano 3000 a.C., os egípcios inventaram uma escrita e um sistema de numeração escrita, a numeração hieroglífica.

A economia no Antigo Egito era baseada na agricultura, principal atividade econômica, contudo, ocorriam outras atividades como a pecuária, a caça, a pesca o artesanato, comércio e a extração mineral, que também foi importante.

Resposta: O sistema numérico egípcio era baseado em hieróglifos e utilizava um conjunto de símbolos para representar números. Para escrever o número 2023 em egípcio, é necessário representar cada um dos dígitos separadamente. O número 2023 pode ser dividido em seus dígitos individuais: 2, 0, 2 e 3.

O sistema de numeração dos povos antigos egípcios tinha uma base de representação decimal, pois os seus símbolos podiam-se repetir até nove vezes, para além disso, utilizavam-se de um outro símbolo, mudando de símbolo em ciclos de 10 em 10.

Não há evidência de escolas no decorrer do Antigo Reino, exceto na corte, mas nada é sabido sobre quem eram os professores; possivel- mente fossem os pais, que ensinavam os filhos e outros aprendizes privi- legiados.