Por que os egípcios usavam perucas?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

As perucas surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres. Assim como os turbantes, eles deixavam a cabeça fresca, protegendo-a do sol.

Alguns historiadores acreditam que elas foram popularizadas pelo rei francês Luís 14 (1638-1715), que tentava esconder sua calvície. No século 18, advogados, juízes e demais membros da classe alta começaram a usar as perucas para se distinguirem das outras pessoas.

Piolhos estavam por toda parte no Egito antigo. Os túmulos dos governantes egípcios, por exemplo, são infestados. Enquanto eles tinham remédios, a maioria provavelmente não funcionava e não valia a pena. Logo, as pessoas preferiam simplesmente raspar o cabelo.

De fato, essa foi uma crença que perdurou durante séculos no Egito. Isso porque os naturais daquela região cultuavam o Sol como se fosse um deus. Para eles, a estrela era o próprio Rá, o deus-Sol.

Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo.

Segundo os egípcios, a sombra escura nos olhos significava proteção divina. Tanto homens quanto mulheres preenchiam as pálpebras com kohl, uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas. O objetivo era proteger os olhos, considerados “espelhos da alma”, dos espíritos malignos.

A cor predominante das roupas era o branco, não apenas porque é uma cor leve para se usar em temperaturas quentes e debaixo do sol, mas também porque, para os egípcios, era um símbolo de pureza. Roupa usada pelos guardas.

A rainha do Egito tinha cabelos avermelhados, acentuados pelo uso de henna e acessórios como pentes de marfim e penteados, com tranças e ondas que eram mantidas no lugar com uma loção feita a partir de cera e resina.

Significado de Peruca
substantivo feminino Cabeleira colocada para substituir os fios originais; cabelo postiço; chinó.

A peruca é vista como algo que confere a quem a usa um certo anonimato diante do júri, mas outros acreditam que ela é apenas um símbolo datado de tempos coloniais.

Origem. As primeiras perucas surgiram no Antigo Egito e se popularizou no século XVI e XVII (dando origem à profissão de peruqueiro). Por conta da raridade dos fios naturais, muitas perucas eram feitas com crina de cavalo e de bode.

Gatos eram adorados no Egito Antigo
Apesar de cães serem valorizados por sua capacidade de proteger e caçar, os gatos eram considerados os mais especiais. Isso pois os egípcios acreditavam que os bichanos eram criaturas mágicas, capazes de trazer boa sorte às pessoas que cuidavam deles.

Acredita-se que a origem do piolho seja africana. O parasito deve ter chegado e se estabelecido aqui por meio de migrações até mesmo antes dos colonizadores. É uma infecção pré-histórica brasileira, e o achado evidencia a dispersão dessa infecção.

Egípcios. Os primeiros modelos que se tem registro eram pequenas camas dobráveis de madeira, com uma elevação da cabeceira, que servia como apoio para a cabeça. Eram considerados artigos de luxo na civilização egípcia, portanto, exclusividade dos faraós e seus altos funcionários.

É muito romântica, e gosta de ser cortejada. Algumas mulheres com culturas diferentes vão escolher o marido com base na estabilidade financeira que ele pode promover, ou nem vão pensar nisso enquanto não tem carreira estável. Mulheres brasileiras embarcam em sentimento.

No Egito, a dieta principal é baseada nos grãos como fava, lentinha e grão de bico (eles comem até no café da manhã) e é utilizado muitos temperos (vale maneirar no começo para não passar mal). Quibes, carnes, pães, saladas…

O relógio biológico do egípcio é diferente do nosso: à tarde todos dormem, saem às ruas à noite e só dormem de madrugada, mesmo que não seja época do ramadã.

Egito antigo (1292 a.C. a 1069 a.C.)
As mulheres deveriam ter cabelos longos, rosto simétrico e um corpo magro e alto com cintura e ombros estreitos. Observando os hieróglifos e usando como parâmetro a localização geográfica, o tom de pele, pelo sol forte, seguia a linha azeitonada.

A verdade é que, no costume egípcio, o marido tem que cuidar da esposa. Então, sim, ele traria a esposa para a sua casa, e o costume diz que é obrigação dele ter já uma casa toda pronta e equipada para recebê-la. E, como acontece em tantos países, ter isso é caro, certo?

A população egípcia, em sua maioria, é descendente de povos árabes, com pequena parcela de descendência europeia e sul-africana.

Pintura Egípcia. O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.