Como os estudos epidemiológicos?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Tipos de estudos epidemiológicos

  • Estudos observacionais.
  • Delineamentos observacionais analíticos.
  • Estudos de caso-controle.
  • Estudo de coorte.

O primeiro passo, seja para a elaboração de um estudo epidemiológico, como para a leitura de artigos científicos, é definir ou conhecer o objetivo da investigação.

  • 1 – Avaliação de testes diagnósticos. 1.1 – Reprodutibilidade.
  • 2 – Estudos de prevalência. 2.1 – Medidas de prevalência: no ponto e no período. ...
  • 3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. ...
  • 4 – Estudos de coorte. ...
  • 5 – Ensaio clínico.

A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas.

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol.

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Saúde, Trabalho e Ambiente.

Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.

Instrumentos de vigilância epidemiológica: questões terminológicas e conceituais. No campo da saúde, são necessários instrumentos sistematizados que qualifiquem as situações, em termos de alteração, para que sejam tomadas as decisões adequadas, sejam de vigilância epidemiológica, indicação diagnóstica, ou tratamento.

Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.

Os estudos epidemiológicos se classificam em observacional e experimental. Os observacionais são comumente utilizados em uma investigação epidemiológica para descrever ou determinar a ocorrência de uma doença ou agravo à saúde em uma população a partir de um ou mais grupos classificados no início do estudo.

Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.

O mapeamento de perfil epidemiológico é um processo que envolve a coleta e análise de informações sobre a saúde de uma população. Essa operação ajuda a identificar e avaliar os principais problemas que afetam uma determinada população, de modo a desenvolver estratégias para prevenir, controlar e tratar esses problemas.

Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insufici- ência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.

Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva.

Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata: A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.