Como os jovens encaram o futuro?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Em todos os países analisados, adolescentes e jovens são aqueles que mais acreditam que o futuro vai ser melhor: 57% deles disseram que sim, o mundo tem se tornado um lugar mais acolhedor para cada nova geração, enquanto apenas 39% dos adultos têm a mesma percepção.

“Obter oportunidades de trabalho e reduzir o desemprego são preocupações tanto para o momento presente, vivenciado pelas famílias destas crianças e jovens, como para o sucesso de cada um em forma de bem estar na vida adulta.

O impacto adicional na radicalização dos movimentos de juventude acontece porque os jovens hoje, em período de crise econômica, são desproporcionalmente afetados pelo desemprego e, portanto, estão desproporcionalmente insatisfeitos. Mas não se pode adivinhar que rumos tomarão esses movimentos.

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Respondendo de forma espontânea, 20% disseram que o que mais desejam é ter estabilidade financeira, vida confortável e ficar ricos; 16% querem ter a casa própria ou para a família, 15% sonham com sucesso, bom emprego e remuneração e 8% almejam terminar os estudos.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Baseando-se em entrevistas e pesquisas, o autor desvenda a mente dos jovens desmotivados e expõe sua confusão e ansiedade a respeito do que deveriam fazer da vida. Em seguida, mostra o que pensam os adolescentes bem encaminhados e aponta os fatores-chave que fizeram diferença na vida deles.

Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern - "Os jovens são o futuro do país - a não ser que façamos alguma coisa." - Homer J.

Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.

À maneira como crescem, os jovens têm de enfrentar o desenvolvimento vocacional, um processo que se inicia na infância e se estende ao longo da vida adulta, fazendo parte da construção da identidade desses indivíduos.

Proatividade
Além da versatilidade, o que as empresas esperam dos jovens profissionais é que eles tenham a sensibilidade de identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão, e, a partir daí, desenvolvam a proatividade.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.

As prioridades do plano incluem abrir novas rotas para envolver os jovens e amplificar suas vozes; fortalecer o foco da ONU no acesso a serviços de educação e saúde; colocar empoderamento econômico dos jovens na frente das estratégias de desenvolvimento, com foco em treinamento e empregos; trabalhar para garantir seus ...

A natureza universal da Agenda 2030 implica que os jovens sejam considerados em todos os Objetivos e Metas. Os jovens são especificamente mencionados em quatro áreas: emprego, meninas adolescentes, educação e desportos para a paz.

Entre as diversas opções que levam ao sucesso, 72% dos jovens brasileiros marcaram “ser feliz" em primeiro lugar. Logo depois, com 71% dos votos, ficou o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; "Ser saudável" ficou em terceiro, com 68%.

Veja abaixo algumas dicas para motivar e inspirar os jovens aprendizes no dia a dia:

  1. Exercite a empatia. Para ter esse ambiente positivo, é preciso desenvolver a empatia com quem está começando. ...
  2. Deixe claro que errar faz parte. ...
  3. Dê voz a eles. ...
  4. Defina metas realistas. ...
  5. Seja paciente.

Ter um emprego, comprar um apartamento e morar fora do país são os três principais sonhos dos jovens brasileiros. A pesquisa foi feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que perguntou "Qual é seu maior sonho?” para 37.275 estudantes, entre 15 e 26 anos, de todos os estados da nação.

Atualmente as questões relativas aos processos e dificuldades de inclusão no mundo social vividos pelos jovens que se encontram num momento de construção dos seus espaços e modos de inserção, formação e preparação para uma vida adulta geram impasses e indagações que refletem no modo como estes estabelecem as relações ...