Quais são os principais erros que os jovens cometem nas redes sociais?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Daniel Dal'laqua

  • Não ter clareza dos objetivos.
  • Estar em todas as mídias sociais (sem conseguir “alimentar” todas)
  • Foco na quantidade em vez da qualidade.
  • Falta de consistência.
  • Publicar o mesmo conteúdo em várias plataformas.
  • Não produzir vídeos para redes sociais.
  • Não distribuir conteúdo.

O que não fazer nas mídias sociais?

  1. Fazer propagandas sobre o seu negócio de forma demasiada. ...
  2. Usar sempre os mesmos formatos de publicações. ...
  3. Não ter uma identidade visual bem definida. ...
  4. Esquecer de seguir uma frequência/padrão de postagens. ...
  5. Focar na quantidade ao invés da qualidade.

Impactos do uso das redes sociais

  • Ansiedade.
  • Pressão.
  • Sensação de isolamento.
  • Medo de estar perdendo algo nas redes sociais.
  • Busca desenfreada pela perfeição.
  • Sedentarismo ou obsessão com o corpo.
  • Raiva.
  • Depressão.

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

Por um lado, pesquisas sugerem que, devido ao uso das redes sociais, os jovens participam mais de atividades extracurriculares e se sentem mais ligados à escola e aos colegas; por outro, não podemos deixar de lembrar que pesquisas também sugerem que esse contato frequente com as redes sociais pode gerar depressão e ...

Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo. Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.

A rede social permite relacionamentos horizontais, diminuindo hierarquias, preconceitos, dando assim ênfase a entrosamentos com pessoas de idênticos valores e objetivos em comuns.

- faça posts que chamem a atenção dos seus amigos e de outras pessoas de maneira positiva, mas não exagere na exposição; - esteja atento para não participar de discussões inúteis e que não te agreguem nenhum valor; - e analise bem as publicações que você está comentando, compartilhando e curtindo.

O principal problema com as redes sociais é a privacidade. De fato, para ter sua privacidade invadida, basta algumas configurações imprudentes, ou uma postagem inadequada, e até mesmo seu endereço se torna público. No entanto, podem ocorrer problemas de privacidade decorrentes de golpes, como página de acesso falsa.

As redes sociais expõem também os seus contatos virtuais e reais. Da mesma forma que você não consegue se proteger, tampouco consegue proteger as pessoas que ama. Todos acabam tendo acesso amplo e irrestrito à intimidade dos seus parentes, amigos e colegas, até mesmo os que permanecem offline.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

Os adolescentes são mais influenciáveis pelas pressões sociais porque, ao mesmo tempo que estão se descobrindo, eles estão tentando se encaixar no mundo. Por tudo isso, é essencial que os adolescentes alcancem o equilíbrio entre serem eles mesmos e se adaptarem ao ambiente.

A televisão e a Internet são os meios de comunicação mais utilizados, influenciando na formação cognitiva, afetivo-sexual e social dos adolescentes. Os meios de comunicação, ao mesmo tempo em que influenciam os comportamentos da juventude, transformam, também, a realidade social.

Opte, sempre que possível, por usar na aba anônima para evitar a coleta de dados. Assim, você reduz a quantidade de dados pessoais disponíveis na internet; Nunca baixe arquivos ou programas cuja procedência seja duvidosa. Verifique sempre a idoneidade do material e pesquise também em fóruns e páginas de especialistas.

Além da incorporação de comportamentos exibidos, distúrbios do sono, sexualização precoce, sedentarismo, mau desempenho escolar e diminuição da interação social estão entre as prováveis consequências do excesso de tempo gasto em frente a uma tela.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

A internet possibilitou a "aproximação das pessoas", no entanto, atualmente, além dessa "aproximação" é possível perceber que o excesso de uso das redes sociais tem se tornado um problema que pode desencadear a depressão e ansiedade, por exemplo.

SixDegrees. Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

Vantagens e Desvantagens das redes sociais
Aproxima as pessoas que vivem em locais diferentes, pois é uma maneira fácil de manter as relações e o contato. Falta de privacidade. Possibilita a interação em tempo real. Exige cuidado na divulgação de certos pormenores da vida de cada um.

Apesar dos nomes mais “teóricos”, esses pilares nada mais são do que: conteúdo, engajamento e tráfego. Esses 3 elementos são fundamentais para você obter resultados nas mídias sociais. Por isso eles são pilares.