Como os microrganismos nos ajudam a cuidar da saúde?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Além de auxiliar na digestão, a microbiota funciona como uma professora para o nosso sistema imunológico. Como os microrganismos mostram substâncias às nossas células imunológicas, elas podem conhecer o que não é ligado a doenças, reagindo apenas nos casos necessários.

Os microrganismos são seres microscópicos e estão em todos os lugares. Contribuem de forma essencial na manutenção do meio ambiente e dos seres vivos. Fazem parte de nosso cotidiano e estão envolvidos em processos como a fermentação, reciclagem da matéria, na fabricação de alimentos e bebidas, medicamentos e vacinas.

São utilizados em processos de biocatálise, convertendo substâncias químicas em outras, com maior rapidez e menor custo que processos totalmente químicos. A fermentação de microrganismos é também aplicada pela indústria farmacêutica para obtenção de medicamentos que não são facilmente produzidos por síntese química.

Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.

Os microrganismos constituem a maior massa de célula viva do planeta e têm grande importância médica, sendo utilizados para a produção de remédios e vacinas. Ainda existem aqueles que estão presentes naturalmente no organismo dos seres vivos, de forma benéfica, controlando a proliferação de bactérias patogênicas.

O microbioma tem sido relacionado a importantes funções metabólicas, imunológicas e nutricionais, e, por isso necessita cuidado. Seus principais componentes, as bactérias, devem estar constantemente em simbiose, que é o equilíbrio entre as bactérias comensais (boas) e as patógenas (ruins).

Dentro da área de alimentos, podemos dividir os microrganismos em três grandes grupos: Aqueles que são úteis na produção de alimentos, como na fabricação de iogurtes, pães, queijos, etc. Aqueles que são deteriorantes, pois estragam o alimento, alterando a cor, o sabor, o odor, a textura etc.

Mas, os microrganismos também são potentes “aliados” do ser humano e do meio ambiente, são colaboradores responsáveis de grandes processos de fermentação, utilizados na produção dos mais diversos tipos de alimentos, até a manutenção do ciclo de vários elementos químicos.

Existem bactérias, fungos e microalgas capazes de atuar na remoção e degradação de poluentes industriais, como aqueles oriundos, por exemplo, das indústrias de petróleo, química, têxtil e de papel.

Todos os microrganismos são benéficos de alguma forma. Entretanto, destes um total de 3% podem causar danos aos demais organismos.

Os microrganismos desempenham um papel importante nos processos de purificação da água, seja no ambiente natural, seja através de processos otimizados pelo homem, como estações de tratamento de esgoto.

Os exemplos mais conhecidos são griseofulvina, nistatina e anfotericina B. clinicamente é de origem microbiana. Em geral, essas moléculas têm estruturas químicas complexas, o que di- ficulta sua obtenção em laboratório por meio de méto - dos sintéticos.

Com efeito, infecções leves podem responder a repouso e cuidados caseiros, em contraste com outras que possuem alto potencial de gravidade, e colocam a vida em risco carecendo de hospitalização para adequado tratamento.

Como exemplo de bactérias benéficas/probióticas temos as Bifidobactérias e os Lactobacilos (gêneros Bacteroides, Bifidobacterium e Lactobacillus), e para as patogênicas podem ser citadas a família Enterobacteriaceae e o gênero Clostridium.

Mesmo não visíveis a olho nu, os microrganismos têm grande importância. Não apenas aqueles manipulados para a produção de remédios e vacinas, e que atuam na prevenção e tratamento de doenças, mas também os que naturalmente habitam o corpo.

Os microrganismos do solo atuam diretamente nos ciclos biogeoquímicos de macronutrientes, micronutrientes e outros elementos vitais para o crescimento das plantas e da vida animal. O conjunto de microrganismos presentes no solo, como fungos, bactérias e vírus é conhecido como microbiota do solo.

Quando os microrganismos salvam vidas? Quando são utilizados na produção de medicamentos.

No solo, as atividades principais dos microrganismos são: decomposição da matéria orgânica, produção de compostos complexos que causam agregação do solo, decomposição dos poluentes e controle biológico de pragas e doenças.

O que é o exame microbioma e para que serve? O exame de análise do microbioma intestinal vai demonstrar, através de sequenciamento genético, a composição completa da microbiota intestinal. Tais bactérias são fundamentais para uma saúde intestinal plena, que é um órgão imprescindível para nossa saúde física e mental.

Como cuidar da microbiota intestinal

  1. Garanta um bom consumo de frutas, verduras e legumes. ...
  2. Reduza o consumo de carne vermelha.
  3. Pratique atividades físicas.
  4. Tire um tempo para você
  5. Evite o consumo de açúcar e alimentos processados.
  6. Reforce o consumo dos prebióticos.
  7. Inclua o consumo de probióticos na sua rotina.

Microrganismos utilizados na produção de alimentos, realizando funções positivas como, características sensoriais desejáveis, maior resistência a deterioração e/ou desenvolvimento de patógenos. Como exemplos temos as leveduras que estão presentes no processo de fermentação de pães, cervejas entre outros alimentos.