Como outros povos indígenas chamam os não indígenas?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba.

O termo retrata esses povos de maneira genérica, sem considerar as suas especificidades linguísticas e culturais, por exemplo. “Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos.

Eu não sou índio e não existem índios no Brasil. Essa palavra não diz o que eu sou, diz o que as pessoas acham que eu sou. Essa palavra não revela minha identidade, revela a imagem que as pessoas têm e que muitas vezes é negativa.

Sinônimo de índio

  1. indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem. ...
  2. indiano, índico, indiático, hindu, índu. ...
  3. corajoso, valentão, machão, bamba, decidido, destemido, valente, ousado. ...
  4. índium, In.
  5. Não encontrou o sinônimo que procurava?

O termo “nativo”, entre outros significados, é aquele que nasceu no lugar, ou originário daquele lugar. Dessa forma, o correto é tratar os povos que chamamos de índios de povos originários ou nativos.

Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

Um Shabono é uma moradia grande que possui cerca de 80 metros de diâmetro e 10 metros de largura, podendo variar, segundo estudos históricos.

Por questões históricas, o termo "índio" é considerado inadequado e ofensivo por muitos indígenas atualmente, já que foi usado pelos europeus que colonizaram a América.

O termo etnocídio passou a ser utilizado nos estudos mais recentes de antropologia para indicar a ação de “matar” uma cultura. Enquanto o genocídio é a morte sistemática de grupos, o etnocídio (que pode, inclusive, acompanhar o genocídio) é a morte dos elementos culturais, que são esquecidos, proibidos ou sufocados.

De acordo com a resolução aprovada, os critérios definidos para heteroidentificação são: a) Vínculo histórico e tradicional de ocupação ou habitação entre a etnia e algum ponto do território soberano brasileiro; b) Consciência íntima declarada sobre ser índio (autodeclaração);

Podemos classificar enquanto etnias do mundo: os árabes, os judeus, os hans (originários da China) e os guaranis, assim como grupos menores com características culturais bem próximas de seus vizinhos, como as centenas de etnias africanas. Veja também o significado de estereótipo.

"O correto é sempre chamar o indígena pelo nome. Eu sou Munduruku, mas sou indígena de origem. Índio é uma palavra vazia de significado, indígena é uma palavra cheia de significado. Índio não significa nada, indígena significa originário", disse o escritor e ativista Daniel Munduruku.

Aqui no Brasil, os guatós, que vivem no Pantanal, um grupo indígena quase extinto é possível ver homens com pelos no rosto, mas de fato, é muito raro ver essa característica nesses povos.

No Brasil, o Dia do Índio passou a incorporar o calendário brasileiro em 2 de junho de 1943, após a assinatura do decreto-lei 5.540 por Getúlio Vargas. Porém, no ano passado, a lei 14.402/2022, nascida de um projeto da Joenia Wapichana (Rede-RR), determinou a mudança de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

O antônimo (contrário) de indígena é alienígena, aquele que vem de fora.

Índio é tudo igual? Eles andam sem roupa, comem mandioca, vivem em ocas e falam o mesmo idioma, certo? Se você pensa assim, está enganado. Estima-se que existam hoje no Brasil mais de 240 povos indígenas, que falam mais de 150 línguas –tão distintas entre si quanto o português e o inglês, por exemplo.

A noção de aborígene é usada como sinónimo de indígena ou habitante nativo. Porém, no seu sentido mais específico, um indígena é um homem que pertence a uma etnia que preserva a cultura tradicional não europeia.

Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos. Genericamente, os povos indígenas que vivem não apenas em nosso país, mas em todo o continente americano, também são chamados de índios.

Os povos originários são populações que se tornaram primeiros habitantes de um território, com forma de organização social e cultura exclusivas ao seu grupo. No Brasil, os povos originários são os indígenas brasileiros que habitaram o país antes da chegada dos europeus.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

1 Mestiço: proveniente de grupos humanos diferentes. 2 Mulato: Descendentes de brancos e negros. Em sua origem, a palavra vem de mula e, por esta razão, o seu uso é muito discutido entre o movimento negro.