Quais influências culturais incorporamos de outros povos?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Entre elas, a cavalhada, o fandango, as festas juninas (uma das principais festas da cultura do nordeste) e a farra do boi. As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

A influência dos povos europeus é observada na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais e até mesmo no idioma - em algumas cidades do Rio Grande de Sul e Santa Catarina é possível encontrar habitantes que ainda falam alemão, por exemplo. Blumenau, cidade de imigração alemã.

A herança social também pode ser chamada de herança popular ou herança cultural, trata-se das características típicas de um grupo social, uma cultura ou classe que são transmitidas para os seus descendentes, como as tradições, histórias, língua, ideias, culinária e demais fatores que conseguem resistir ao longo do ...

Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos. Durante vários anos, os costumes, as línguas, crenças e formas diferentes de viver desses três povos foram se misturando e formando a base de nossa cultura.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Dos povos europeus herdamos, principalmente, a nossa língua (falamos o português, uma língua europeia), as tradições cristãs e um modelo econômico baseado na propriedade privada e na hierarquização das relações sociais.

Os conhecimentos, costumes, hábitos, artes e outros aspectos são um conjunto de características que distinguem um povo de forma a individualizá-los. Tudo isso constitui a herança passada de geração em geração que define e identifica cada sociedade.

A cultura indígena tem muitas influencias diretas na sociedade brasileira, desde a culinária até o artesanato, passando por hábitos, ensinamentos sobre plantas medicinais e até mesmo na dança.

A diversidade cultural presenteada pelos imigrantes que se estabeleceram na região desde o século 19 é de encher os olhos. Arquitetura, música, culinária, festividades e costumes singulares desenham um Brasil ainda mais rico do que aquele imaginado pelos turistas que visitam o Estado.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

A cultura brasileira é influenciada por diversas culturas, oriundas de diferentes povos e dentre eles, pode-se destacar a cultura norte-americana, que detém forte interferência no Brasil, em termos de linguagem, celebrações típicas como o Halloween, música, vestimenta, dentre outros.