Como parcelar dívida ativa do IPVA?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Posso parcelar minha dívida inscrita de IPVA? Sim, os débitos de IPVA inscritos referentes aos anos de 2021 e anteriores poderão ser parcelados em até 10 vezes no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br.

As solicitações de parcelamentos e emissão de guias para pagamento de débitos da PGE são serviços gratuitos e devem ser feitos exclusivamente pelo interessado no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br e as transações devem ser feitas pelo interessado no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br/transacao.

Para pagar o IPVA atrasado, os proprietários de veículos devem acessar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do estado e emitir uma guia, calculada com as multas cabíveis e expedida com uma data de pagamento atualizada.

Quanto tempo demora para baixar Dívida Ativa do IPVA? Após realizar o pagamento da dívida é necessário esperar até seis dias para que seja dado baixa na Sefaz. A partir desse período o licenciamento é liberado para pagamento.

Tem como tirar os juros do IPVA atrasado? Não, na maioria dos Estados brasileiros não há como tirar o juros do IPVA atrasado. Porém, em localidades como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, há programas de parcelamento do IPVA atrasado.

acesse a página de dívida ativa da procuradoria do estado e forneça CPF pessoal ou RENAVAM do veículo. Depois, clique em “consultar” e “consultar débitos”; na hora em que você for escolher a forma de pagamento, aparecerá uma opção de “parcelamento”. É só clicar em cima do botão e escolher a quantidade de parcelas.

O IPVA vencido traz vários problemas para os motoristas, como ter o seu nome inscrito na dívida ativa do estado. O não pagamento do imposto gera restrições no CPF e dificulta as concessões de crédito em bancos, concessionárias de automóveis e até empresas que fazem financiamento automotivo.

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique em Negociar Dívida > Acessar ao Sistema de Negociações.
  2. Na tela do sistema, clique no menu Emissão de Documento. Em seguida, selecione o parcelamento para emitir o documento da parcela.

Uma das principais consequências dívida ativa funciona como qualquer outro débito, ou seja, o nome do consumidor ficará negativado dentro dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Basicamente, ao ser inscrito, o consumidor gera uma certidão positiva quanto aos débitos pendentes do contribuinte.

O veículo com IPVA atrasado pode ser apreendido, caso a autoridade de trânsito solicite a documentação em uma blitz, por exemplo. A punição é uma multa no valor de R$293,47 e sete (7) pontos descontados na carteira de habilitação. Ou seja, trata-se de uma infração considerada gravíssima.

Para solicitar o parcelamento das multas de trânsito ou de débitos relacionados a um veículo, os motoristas devem ir fisicamente à unidade do Detran e apresentar os documentos necessários para a negociação. No local, haverá um estande sob responsabilidade de uma das empresas credenciadas para realizar o serviço.

Prazo para regularizar os licenciamentos atrasados
São concedidos cinco anos para regularizar a situação do veículo antes que o cadastro inativo seja permanente.

Emitir documento para pagamento de débitos inscritos em dívida ativa da União

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir DARF/DAS parcial ou integral".
  2. Em seguida, informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.

Como regularizar uma dívida ativa?

  1. Você deve comparecer a um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado;
  2. Um boleto será gerado para a quitação da dívida;
  3. Após o pagamento, está livre desse débito e com a situação do seu veículo regularizada.

Dívida ativa prescreve? Primeiramente, vamos entender o que é a dívida caduca e a dívida prescrita. Dívidas caducam quando completam 5 anos, porém não deixam de existir. Os débitos não aparecem mais nas listas de devedores da Serasa e do SPC, por exemplo, nem influenciam no Score de crédito.

A Zignet oferece a maior cobertura de consultas veiculares do país. Possui integração com 25 DETRANS em todas as regiões brasileiras. Além de poder parcelar os débitos do seu veículo em até 12 vezes no cartão de crédito, você também pode optar pelo pagamento online ou nos postos físicos.

O parcelamento é feito de forma simples. Basta o condutor preencher a placa e o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) do veículo, fazer uma simulação e escolher o valor da parcela que cabe no seu bolso. Em quanto tempo acontece a liquidação no sistema bancário?

IPVA 2022 em atraso pode ser regularizado com parcelamento no cartão de crédito. É possível parcelar em até 12 vezes. Condição vale para o pagamento do valor total, ou seja, não será possível fazer o parcelamento de apenas uma parcela ainda em aberto, mas sim de todas que estiverem vencidas.

Ou seja, para conseguir o perdão dos débitos em atraso, o proprietário deve regularizar junto ao órgão as dívidas em aberto referente ao ano de 2022. “O benefício será concedido de forma automática aquele que quitar os débitos referentes ao período do próximo ano.

Regras por estado dos carros que não pagam IPVA
Além dos proprietários de veículos com no mínimo 10 anos de fabricação, existem ainda outros grupos que são contemplados com a isenção de IPVA 2023. Para reforçar, a idade é determinante para saber se o seu veículo ficará isento ou não do pagamento de IPVA.