Como Páris matou Aquiles?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Por sua vez, o irmão de Heitor, Páris, também se vingou. Essa vingança se deu com o fato de que Páris matou Aquiles acertando uma flecha em seu calcanhar.

Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.

A cidade foi destruída. Páris, Heitor e os principais campeões morreram em combate, assim como o melhor de todos, Aquiles, que recebeu uma flechada no calcanhar. Menelau levou Helena de volta para Esparta.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Aquiles era filho de Peleu e de Tétis e para que ele se tornasse imortal, sua mãe mergulhou-o no rio Estipe, segurando-o pelos calcanhares, que assim se tornou a única parte vulnerável de seu corpo.

Na segunda versão, não muito diferente da primeira, conta-se que Tétis banhava Aquiles nas águas sagradas do rio Estige, segurando-o apenas pelos calcanhares. Então, Peleu o que pegou e fugiu para bem longe. As duas versões têm algo em comum, pois Aquiles tornou-se um imortal muito poderoso, quase invulnerável.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo.

Lendário rei de Micenas e Argos, filho de Plístene, mas educado por seu tio Atreu, Agamenon era irmão de Menelau e casou-se com Climnestra, irmã de Helena, tendo com ela quatro filhas - Ifigênia, Electra, Ifinassa e Crisótemis - e um filho - Orestes.

Segundo a mitologia grega, a Guerra de Troia teve como causa o rapto da princesa Helena pelo príncipe de Troia, Páris, que teria se apaixonado por ela. O rapto teria deixado Menelau enfurecido e desencadeado a guerra.

Helena escolheu Menelau, que graças a essa preferência tornou-se, além de seu marido, rei de Esparta. E a vida correu feliz e serena até o dia em que Páris, filho do rei de Tróia, Príamo, conheceu Helena e por ela se apaixonou.

Quem conhece a história da Guerra de Troia, leu a Iliada de Homero ou apenas assistiu o filme Tróia (filme) (2004) sabe que Aquiles vence o confronto com Heitor. Aquiles é lembrado sempre como o herói grego grandioso e Heitor como o príncipe derrotado.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar.

A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.

Heitor matou o primo de Aquiles, Pátroclo, e, para vingar o seu primo, Aquiles matou Heitor. Aquiles então é morto por Páris, que atinge o seu calcanhar, seu único ponto vulnerável. Os gregos venceram a Guerra de Troia graças a uma estratégia criada por Odisseu.

Depois de várias batalhas ganhas, Aquiles cai em uma emboscada onde Paris, guerreiro troiano não muito valente, atirou uma flecha escondido em direção a Aquiles. Apolo então por saber que o tornozelo era o ponto vulnerável de Aquiles, guiou a flecha para seu calcanhar, matando Aquiles com uma flechada em seu tornozelo.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.