Como pedir afastamento psicológico?

Perguntado por: ipinheiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Podem emitir um atestado psicológico apenas Psicólogos com CRP (Conselho Regional de Psicologia) ativo. Obviamente, isso só deve ser feito depois de uma análise criteriosa que comprove o estado de saúde mental do paciente.

O tempo de afastamento do trabalhador com depressão depende da sua situação de saúde e da sua incapacidade. Se o seu médico te informar que você deve ficar menos de 15 dias afastado, não é preciso acionar o INSS, cabe ao seu empregador arcar com esses dias.

Então, no caso da ansiedade incapacitar o colaborador, a conduta deve ser de afastamento do trabalho. De acordo com as leis trabalhistas, a empresa deve arcar com os 15 primeiros dias dessa ausência. A partir do 16° dia, se o funcionário ainda precisar continuar afastado, ele deverá ser encaminhado ao INSS.

15 dias

Em linhas gerais, a norma define que a emissão pode ser feita desde que haja um diagnóstico psicológico, devidamente comprovado, que indique necessidade do afastamento, seja para atividades de trabalho ou estudo. Ele também deve ter prazo inferior ou igual a 15 dias.

15 dias

Segundo a resolução do CFP nº 015 de 1996 e o 1º artigo 13º da Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, o atestado psicológico possui validade de no máximo 15 dias.

A tristeza profunda é uma das principais características da depressão, não só no trabalho, mas também no cotidiano das pessoas. Esse sintoma é bastante característico da depressão no trabalho, e pode passar despercebido, por conta da tristeza de algumas pessoas não enxergarem a tristeza como doença.

Então, se você faz acompanhamento psicológico, é possível solicitar ao seu psicólogo um atestado em que conste que está realizando psicoterapia, por exemplo. Se por acaso você estiver afastado por alguma patologia psiquiátrica, é possível também solicitar ao seu psiquiatra um atestado.

O agendamento pode ser feito por meio do site ou pelo aplicativo Meu INSS. Depois disso, basta agendar a perícia médica e ter em mãos os documentos para comprovar o pedido. Depois disso, o segurado pode acompanhar todo o procedimento pela plataforma e verificar se foi atestado o afastamento ou não do trabalhador.

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

Se você infelizmente tem depressão e está se sentindo incapaz de realizar as suas atividades no trabalho, poderá recorrer à ajuda do INSS. Recomendo que você mostre para o perito o que a doença afeta na sua vida e, em principal, no trabalho.

De acordo com o psiquiatra Rodrigo Silva em entrevista ao G1, um profissional com diagnóstico de ansiedade pode conseguir uma licença de 15 dias e, caso a condição seja por causa do trabalho, o funcionário pode conseguir até 12 meses de licença.

E a ansiedade é uma doença que leva o cidadão a passar por nervosismo e medos intensos, dificultando o convívio social e o trabalho. Portanto, ela é considerada uma doença, podendo deixar o trabalhador afastado de suas funções laborais.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

Não há qualquer qualquer obrigatoriedade da empresa em abonar faltas no trabalho mediante apresentação de atestado psicológico. O atestado psicológico tem apenas efeitos de justificativa de faltas e impedimentos.

Resposta: Sim. A Resolução do CFP n.º 06/2019 definiu que é atribuição da/o psicóloga/o emitir atestado psicológico baseado em um diagnóstico psicológico ou em determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas.

Olá! O profissional da psicologia pode utilizar do DSM-V, do CID-10 e da supervisão de casos clínicos para postulação de hipótese diagnóstica, bem como, de um diagnóstico clínico.

A declaração psicológica é um documento que registra, de forma objetiva e sucinta, informações pontuais sobre a prestação de serviços, tais como: comparecimento e acompanhamento (tempo, dias e horários). Este documento não deve ser utilizado para registrar sintomas, situações ou estados psicológicos.

Como tratar o transtorno de ansiedade? Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

As informações obrigatórias de um atestado psicológico são: Título “Atestado Psicológico”; nome da pessoa ou instituição atendida; nome do solicitante do documento; finalidade do documento; descrição das condições psicológicas; identificação do local e data de emissão e do autor(a) do documento, com o número do ...