Como pode ser definida a linha como elemento visual?

Perguntado por: lteles4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Linha ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.

Elementos básicos da linguagem visual:

  • O Ponto.
  • A Linha.
  • A Forma.
  • A Cor.

Como elemento conceitual, poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, ou como a memória do deslocamento de um ponto, isto é, sua trajetória. Como elemento visual, não só tem comprimento como largura.

Uma linha é um traço contínuo de uma só dimen- são, que separa duas coisas contíguas, ou um conjunto de pontos que dependem continuamente de um parâmetro. Mas também é um traço imaginário em deter- minada direção ou rumo. Esse traço, visível ou imaginário, limita um objeto e estabelece um contorno ou uma fronteira.

Forma de linha pode ser : ser reta, quebrada, mista, curva, fechada oi ondulada. Posições: vertical, cheia, fina, trancado, traço, e ponto ou pontilhada.

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

Os tipos de linhas são as formas em que podem ser classificadas aquelas sucessões de pontos que se estendem ao infinito, e em apenas uma direção (não apresentam curvas). Ou seja, as linhas são aquelas linhas que não têm início ou fim e sempre mantêm a mesma inclinação ou inclinação.

O que é uma linha? Qualquer linha é composta por pontos, e um ponto é uma unidade mínima como afirmava Euclides, um ponto não tem dimensão: sem altura, sem largura, sem profundidade. Portanto, estes pontos só podem viver na imaginação de quem faz a matemática, pois são infinitamente pequenos.

Da união das ideias destes dois grandes artistas chegamos a seis elementos das artes plásticas: o ponto, a linha, a superfície, a cor, a luz/sombra e o volume.

Resposta: A Arte Visual e o design atuam ao representar visualmente uma forma, cor ou representação, estando presente no teatro, na música, no cinema , na fotografia e demais expressões.

O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. É o menor de todos os elementos da linguagem visual e, no entanto, com ele construímos imagens. Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas.

Os tipos ou meios de comunicação visual podem ser vários, como gráficos, mapas, desenhos, fotografias, diagramas, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais e corporais.

A linha é o caminho traçado pelo movimento de um ponto, a sequencia de pontos formam uma linha que pode ser reta, curva ou sinuosa. Ela está presente em tudo, no horizonte, nas paredes de uma casa, num fio de cabelo. A textura é o elemento que está na superfície da obra, estimula a sensação tátil.