Como pode ser dividida a obra de Érico Veríssimo exemplifique?

Perguntado por: asanches4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Érico Veríssimo possui uma vasta obra dentre contos, romances, novelas, ensaios, literatura infanto-juvenil, biografias, autobiografias e traduções. Alguns pesquisadores afirmam que sua obra pode ser dividida em três fases: romance urbano, romance histórico e romance político.

Resumo sobre Erico Verissimo
Fez parte de geração de 30 do modernismo brasileiro. O regionalismo e a crítica sociopolítica são as principais características de seus livros.

Ema terceira vertente na obra Erico Verissimo foi o chamado romance da terra. O tema é desenvolvido em duas grandes obras: a trilogia O Tempo e o Vento e o romance Incidente em Antares. Nessas obras, a epopéia gaúcha, o autor aborda a temática da formação da nação como o povo e como unidade federativa do Brasil.

Composta de três romances – “O Continente”, “O Retrato” e “O Arquipélago” –, a obra traz acontecimentos e histórias de dimensões épicas, que narram 200 anos do processo de formação do estado do Rio Grande do Sul.

Composta de três partes ("O Continente", "O Retrato" e "O Arquipélago"), publicadas no decorrer de 13 anos, O Tempo e o Vento é a obra-prima do escritor gaúcho Erico Veríssimo (1905 - 1975).

Rodrigo e Bibiana se casam e têm três filhos, entre eles Bolívar, um dos protagonistas no avançar da saga, assim como seus descendentes, o filho Licurgo e o neto Rodrigo.

O título da obra faz referência à passagem do tempo e à sucessão de gerações das famílias fundadoras do Rio Grande do Sul, sendo que a obra transcorre de um modo linear. Já o vento, além de fazer alusão ao próprio clima característico da região, também confirma o caráter passageiro do tempo, pois o vento “passa”.

São características da obra de Erico Verissimo, exceto: a) Foi também autor de livros infantis e tradutor de obras importantes da Literatura Mundial, como Contraponto, de Aldous Huxley, cuja técnica narrativa muito influenciou sua escrita.

Érico Veríssimo é um dos escritores mais importantes para a literatura brasileira. A sua importância extrapola os limites dos livros, porque além de suas belíssimas obras, nos deu também Luís Fernando Veríssimo, seu filho.

Clarissa

Em 1933, Érico Veríssimo traduziu o célebre livro Contraponto (Point Counter Point), de Aldous Huxley, e publicou seu primeiro romance: Clarissa, cujos sete mil exemplares foram vendidos em cinco anos.

O Romance Urbano é o período da Literatura que sucede o Condoreirismo e precede o Romance Indianista, disseminando costumes e valores da elite carioca no início do século XIX.

Resposta. a) O excerto de O tempo e o vento, do escritor Érico Veríssimo, narra um episódio de fraude eleitoral ocorrido na fictícia cidade de Santa Fé, no Rio Grande do Sul, durante as eleições para a Assembleia Constituinte em 1891.

Sua obra mais polêmica é O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), que gerou muitas críticas ao autor na época de sua publicação.

Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, “O Tempo e o Vento” é uma profunda discussão sobre o significado do tempo e da resistência humana diante das guerras.

  • O Continente (1949)
  • O Retrato (1951)
  • O Arquipélago (1961)

Se, o narrador de O Tempo e o Vento é Floriano, a narrativa mais bem tecida que deu origem a O Continente se baseou na experiência passada de pessoa a pessoa através da oralidade e que, segundo Benjamin (1987), é a fonte da qual bebe todos os narradores.

A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a 1945. Chamada de “Geração de 30”, essa fase foi marcada pela consolidação dos ideais modernistas, apresentados na Semana de 1922.

Ventos são movimentos de massas de ar de áreas com pressões atmosféricas mais altas com direção às mais baixas, variando de acordo com altitude, relevo e localidade. Ventos são importantes para a dinâmica natural do planeta, a qual envolve o clima, relevo, formação de chuvas, entre outros fatores.

O movimento do ar ocorre quando dois pontos da superfície têm pressões diferentes. Como a pressão é definida pelo peso do ar, podemos dizer que o modo como se formam os ventos é pela diferença de peso do ar em dois pontos da superfície, já que o ar se desloca de uma zona de alta pressão para outra de baixa pressão.