Quais são as três principais posições de decúbito exemplifique seu uso?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

A posição decúbito dorsal coloca o paciente deitado sobre as costas, com a cabeça levemente acima do nível dos pés, braços e pernas estendidos. O próprio nome da posição dá pistas de como ela é, pois “decúbito” é um termo médico que indica que a pessoa está deitada.

É a troca de posição do paciente acamado ou restrito ao leito.

A posição de Fowler serve tanto para manter a pessoa confortável durante o pós-operatório e recuperação em uma unidade de saúde, quanto para alguns tipos de operação.

O decúbito ventral tem a intenção de recrutar unidades alveolares dorsais colapsadas, tornando-as novamente ventiladas. Com esta intervenção observa- se uma redistribuição do fluxo aéreo para estas áreas perfundidas, equilibrando a relação ventilação/perfusão e melhorando a complacência pulmonar.

A diferença entre Sims e decúbito lateral é sutil. Basicamente, trata-se da mudança de posição de uma das pernas, que é dobrada e afastada da outra. O objetivo é facilitar o acesso a órgãos do sistema digestivo e excretor.

Posição em que se deita de frente para uma superfície.

Decúbito dorsal, ventral e lateral
Assim fica mais fácil gravar: Decúbito dorsal = paciente deitado sobre o dorso. Decúbito ventral = paciente deitado sobre o abdômen. Decúbito lateral = paciente deitado do lado esquerdo ou direito.

Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, alternar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger as proeminências ósseas com coxins (almofadas ou toalhas enroladas) também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.

Posição supina ou decúbito dorsal: O paciente se deita de costas preservando o alinhamento da coluna vertebral; as extremidades inferiores em extensão ou ligeiramente flexionadas para permitir o relaxamento dos músculos abdominais.

Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

Posição Horizontal (decúbito dorsal): é uma posição para relaxamento e conforto, usada para exames físico.

A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.

Decúbito Trendelenburg
Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites e laparotomia de abdome inferior.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Posições de Fowler 60º e Semi-Fowler 45º
A posição de Fowler consiste em posicionar o paciente de modo semi sentado no leito. É uma das posições mais confortáveis para o paciente, pois há redistribuição do peso corporal, além de ser uma posição que facilita a respiração e alimentação. Fowler em 45º. Fowler em 60º.

Foram realizadas observações diretas da altura do decúbito antes e após o treinamento e coletados dados clínicos dos pacientes admitidos na UTI. A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia, visando relaxar a tensão nas suturas na região púbica, objetivando reduzir incidência de deiscências (abertura da incisão), alargamento, edemas ou hematomas pós-operatórios.

Significa que o paciente em decúbito dorsal ou posição supina está deitado sobre o dorso, ou seja, sobre a porção posterior (as costas). Faz sentido que esses termos comecem com a palavra decúbito, pois ambos sinalizam que o paciente está deitado.