Como podem ser classificados os eventos?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 5 de abril de 2023
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a) Eventos Privados: São eventos que fazem parte da vida pessoal dos organizadores. Ex.: aniversários, casamentos, batizados, etc. b) Eventos Públicos: São eventos que fazem parte da vida social de uma comunidade. Ex.: cerimoniais de posse de autoridades, debates, comícios, carnaval de rua.

GIACAGLIA (2008) esclarece que “de acordo com a abrangência esperada os eventos podem ser classificados em locais, regionais, nacionais e internacionais”. Geralmente privados, esse tipo de evento envolve um grande número de participantes e público de milhares de pessoas.

Muitos organizadores não fazem a menor ideia de quais são as etapas de um evento.
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Saiba mais sobre:

  • Conheça as etapas do evento;
  • Pré-evento;
  • Durante o evento;
  • Pós-evento.

Para facilitar o seu trabalho, é bom dividir em três grandes etapas: o pré-evento (equipe, divulgação e publicações), a solenidade em si (recepção, credenciamento e canal de comunicação) e o pós-evento (certificados e pesquisas de satisfação).

Até porque, antes de traçar as metas, é necessário conhecer as características do evento que, por sua vez, se caracterizam pelos seguintes aspectos: o porte, a data de realização, o perfil dos participantes e os objetivos que pretendem alcançar.

Os eventos artísticos e culturais congregam as áreas de Artes Visuais, Música, Teatro, Dança, Circo e Literatura, sob a forma de espetáculos, festivais, feiras, apresentações, saraus, exposições, mostras, oficinas e lançamentos de produtos culturais (livros, CDs, DVDS e outras modalidades congêneres).

Movimento que integra os alunos para arrecadação de agasalhos, cobertores, vestimentas em geral, em seu núcleo familiar, assim como em suas comunidades. As peças após organizadas e separadas por tipo são doadas as instituições filantrópicas do munícipio.

Os eventos sociais, são aqueles que não possuem qualquer objetivo comercial, ou seja, seu foco está voltado para confraternizações e comemoração entre pessoas. Já os eventos corporativos, segue a ideia de confraternização entre um grupo de pessoas, mas com objetivo empresarial.

Podemos considerar como um evento qualquer acontecimento que reúna pessoas em um espaço físico em torno de um objetivo.

Uma das melhores formas de como avaliar um evento é através das pesquisas de satisfação, que podem ser direcionadas tanto para o participante quanto para o patrocinador e/ou expositor. Afinal, é para eles que você precisa gerar valor.

Para organizar um evento e garantir seu sucesso é fundamental considerar na sua estratégia, como organizador, questões como comunicação, interação e engajamento dos participantes. Esses são fatores decisivos para determinar a qualidade e impacto do seu projeto para sua audiência.

Na descrição do evento, escreva um texto que desperte a atenção do público. Dê um breve contexto do seu evento online e coloque todas as informações necessárias para que o público entenda do que se trata e se sinta atraído para garantir sua participação!

Se as fases da vida humana, segundo Rudolf Steiner, podem ser divididas em nove setênios, a evolução das organizações se dá em quatro fases: pioneira, diferenciada, estruturada e associativa.

Ter um planejamento estratégico de eventos é o mesmo que traçar um roteiro detalhado de tudo o que precisa ser feito, destacando como as atividades serão realizadas e, principalmente, por que e por quem serão realizadas. Para começar, você precisa conhecer as atividades essenciais no seu cronograma.

As principais responsabilidades dos profissionais dessa área são planejar e executar palestras, congressos, feiras ou exposições. Quem trabalha nesse setor, tem como desafio fornecer experiências inovadoras aos participantes e fortalecer a imagem da empresa ou instituição idealizadora do evento.

Os eventos beneficentes são eventos sem fins lucrativos e que são realizados em prol de alguma causa ou instituição. Assim, todos os recursos arrecadados – oriundos das inscrições, das vendas e de todas as demais fontes de lucro – são direcionados para essa causa.

Entenda como se define o objetivo de um evento

  • What (o quê?) — o que o evento vai oferecer;
  • Who (quem?) — quem está oferecendo a ação;
  • Why (por quê?) — o motivo de o evento ser realizado;
  • Where (onde?) — a localização da ação;
  • When (quando?) — a data do evento;
  • How (como?) ...
  • How much (quanto?)

Conheça o evento
Liste o local, a duração, o número de pessoas que participarão, qual o tipo (casamento, evento corporativo, festa, entre outros) e o estilo que o cliente busca (moderno, clássico, informal etc.).

Escolher a melhor data e local. Organizar as estratégias de venda e marketing. Definir orçamento.

Evento corporativo é um modelo de evento com fins profissionais que busca promover a interação entre participantes e o relacionamento com público interno e clientes. Também podem ser focados em aumentar a motivação, a produtividade, promover networking, entre outros objetivos.