Como podemos definir exclusão social na contemporaneidade *?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.

Ou seja, os excluídos da democracia são, hoje, as pessoas que vivem em favelas e periferias que, apesar de possuírem direito ao voto, são muitas vezes esquecidas nas políticas de estado e não tem os seus direitos básicos garantidos.

Segundo o autor, o termo exclusão traz a ideia de não ser admitido ou mesmo de ser repelido, ex- pulso e banido de um dado grupo. Ele aproxima o conceito à ideia de destituição de direitos ou de perda do direito de ter direitos.

“... a questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões ...

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.

A exclusão social concretiza-se na segregação ao acesso a direitos básicos para certos grupos ou indivíduos de uma sociedade. A ideia de exclusão social é geralmente usada em referência a uma forma específica de desigualdade.

Resposta: A exclusão socioeconômica é a principal responsável pela exclusão digital, pois tanto os países subdesenvolvidos apresentam menores avanços na tencologia da informação quanto a população pobre possui menos recursos financeiros e estruturais para adquirir o acesso à rede digital.

As pessoas e grupos em condição de exclusão social são normalmente marginalizadas por diversas razões. Elas sofrem preconceitos e discriminação pela diferença de condição social, raça, religião, gênero, orientação sexual, escolhas de vida, entre outros.

O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Vivemos um momento histórico intensamente marcado pela internacionalização da globalização e da tecnologia. Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital.

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

No contexto brasileiro, a exclusão social é fortemente marcada pelo histórico colonial do país. Em razão disso, temos que as populações indígenas e as pessoas negras são aquelas que possuem menos acesso às estruturas socioeconômicas e de bens e serviços.

Resposta. A Exclusão social é um termo utilizado para referir-se a uma, ou a um grupo de pessoas, que sofrem alguma forma de discriminação perante a sociedade. Existe assim, uma grande ligação entre exclusão social e discriminação, sendo que a exclusão social é uma consequência da discriminação.

O Serviço Social contemporâneo tem como objeto as expressões da questão social, o reconhecimento das demandas profissionais e dos campos de trabalho, que serão explicitados individualmente a seguir.

No exercício profissional cotidiano, o Serviço Social mantém o desafio de conhecer e interpretar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo, especialmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre as questões de desestruturação dos sistemas de proteção social e das políticas sociais em geral.

O acirramento das desigualdades sociais, a exclusão social, o empobrecimento das populações, a inflação, o desemprego, a violência, a crise na proteção social, o déficit orçamental, a dívida externa, a crise financeira, o afastamento do Estado frente às demandas sociais, enfim, todos esses fenômenos constituem-se como ...

São comuns, na contemporaneidade, possíveis conflitos entre marcas nominativas ou mistas e nomes de domínio. Nesses casos, é correto dizer que: (Ref.: 202113790836) O domínio sempre prevalecerá sobre as marcas registradas em razão do regime específico de regulação.