Como podemos definir o que é calor?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Calor é por definição transferência de energia térmica entre corpos que possuem temperaturas distintas. O calor não está diretamente relacionado com a temperatura, tampouco deve ser visto como uma nova grandeza, mas a diferença de temperatura entre diferentes corpos gera o fluxo de energia térmica (calor).

Calor é a energia térmica que um corpo possui, ela transita entre corpos que apresentam diferentes temperaturas.

Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.

Na verdade, temperatura de um objeto ou meio é a medida de o quanto estão agitados seus átomos e moléculas, enquanto que calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.

O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.

O calor pode ser definido como a transferência de energia térmica entre dois corpos. Sendo assim, é incorreto dizer que um corpo possui calor. O que esse corpo possui é energia térmica! Vale lembrar que o fluxo de calor sempre ocorre espontaneamente em uma direção específica.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

A idéia atual de que o calor é energia nasceu com o americano radicado na Alemanha BENJAMIN THOMPSON (1753-1814), o conde de Rumford, que, em 1799, ao pesquisar a perfuração de canhões numa fábrica de armas na Baviera, percebeu que o aumento de temperatura que ocorria no material perfurado só poderia provir da energia ...

Calor é a energia transferida entre dois ou mais sistemas devido a uma diferença de temperatura entre eles. Por exemplo, quando pegamos um copo com chá quente a energia é transferida do copo para nossa mão e, quando pegamos um copo de água com gelo, a energia é transferida da nossa mão para o copo.

Calor também é chamado de energia térmica. Existem fontes naturais (que vem da natureza) e artificiais (que são produzidas pelo homem) de calor. Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc. Fontes artificiais de calor: forno, secador de cabelo, ferro elétrico, lâmpada acesa, etc.

A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles.

O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

A propagação de calor pode ocorrer de três modos: por condução, convecção e irradiação. Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a propagação por convecção envolve a movimentação da matéria.

Energia térmica se refere à energia contida num sistema que é responsável por sua temperatura. Calor é o fluxo de energia térmica. Todo um ramo da física, termodinâmica, estuda como o calor é transferido entre sistemas diferentes e como o trabalho é feito no processo (veja a 1a lei da termodinâmica).

Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc. Fontes artificiais de calor: forno , secador de cabelo, ferro elétrico, lâmpada acesa, etc. Com a ação do calor um corpo pode variar de temperatura, mudar de estado físico e dilatar.