Como podemos definir o ecletismo do início do século IX na arquitetura e urbanismo?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O termo ecletismo denota a combinação de diferentes estilos históricos em uma única obra sem com isso produzir novo estilo. Tal método baseia-se na convicção de que a beleza ou a perfeição pode ser alcançada mediante a seleção e combinação das melhores qualidades das obras dos grandes mestres.

Principais características do ecletismo
Referência a um ou mais estilos arquitetônicos. Valorização do luxo e da riqueza devido à ascensão da burguesia. Ostentação do luxo em pinturas, ornamentos e esculturas. Uso de produtos advindos da Revolução Industrial, como ferro, vidro e aço, na elaboração das obras.

a presença de colunas e outras peças ornamentais; a expressividade, a dramaticidade e a sofisticação das construções. a presença de um ou mais estilos arquitetônicos; o surgimento e crescimento de designers de interiores.

Arquitetura Industrial no século XIX: esse período é marcado pela evolução da ciência e da tecnologia, aspectos que implicaram em mudanças significativas na arquitetura. As fábricas tinham formatos simples, retangulares, construídas de tijolo ou pedra, com telhados de madeira e paredes internas de gesso.

No século XIX, vemos, portanto, uma série de crises estéticas, com diversos arquitetos vivendo uma cópia do passado, sem uma linguagem própria para ser trabalhada. A primeira tentativa de resposta à questão tradição versus industrialização veio da Inglaterra com o movimento Arts & Crafts (artes e ofícios).

Como movimento artístico, o ecletismo ocorre na arquitetura no século XIX. Por volta de 1840, na França, em reação à hegemonia do estilo greco-romano os arquitetos começam a propor a retomada de outros modelos históricos como, por exemplo, o gótico e o românico.

Conforme mencionamos, a arquitetura eclética surgiu por volta da metade do século XIX. O estilo, que mistura diversas vertentes, tem forte influência do seu período histórico, estando intimamente ligado às revoluções industriais da Europa e dos Estados Unidos.

2. Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa. 3. Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.

O Ecletismo
Dentro da temática da arquitetura, o termo ecletismo ou eclético faz referência à mistura de estilos arquitetônicos do passado. Nessas obras, é possível perceber uma combinação de elementos que são característicos de estilos diferentes, combinados, conformando um novo estilo arquitetônico.

O termo eclético é aplicado, sobretudo, aos representantes da filosofia helenística, aos neoplatônicos e filósofos renascentistas que procuraram conciliar o pensamento de diversos autores clássicos. ... A finalidade do ecletismo é atingir a verdade e harmonizar teorias que são opostas.

Victor Cousin

No início do século XIX, graças a Victor Cousin (1792-1867), emergiu em círculos franceses uma corrente filosófica denominada ecletismo.

Entenda as diferenças entre os principais tipos de Arquitetura

  • 1.1 Clássico.
  • 1.2 Minimalista.
  • 1.3 Contemporâneo.
  • 1.4 High tech.
  • 1.5 Industrial.

No caso do Art Decó, esse acontecimento foi a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925. Foi daí que veio o termo Art Decó, que nada mais é do que uma abreviação de “arts décoratifs” (Artes Decorativas, em francês).

A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos. Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.

Na arquitetura, o século 19 foi marcado pelo início da racionalização da construção e pelo ecletismo de estilos arquitetônicos que marcou tanto as cornijas e frontões das fachadas de prédios residenciais como o caráter dado aos diferentes edifícios privados e estatais.

Grande parte da historiografia sobre a arquitetura brasileira do século XIX apresenta a tendência dominante de trabalhar com divisões rígidas entre estilos, enfatizando a oposição entre barro- co/rococó e neoclassicismo no início do século e, depois, entre neoclassicismo e ecletismo no final do século XIX/início do XX.

No Brasil, é possível ver edifícios coloniais em traços de vários estilos europeus, como o Barroco e o Neoclássico.

É uma forma de manter-se competitivo e atender às demandas do mercado de trabalho. Entre as habilidades que os empregadores buscam estão a capacidade em usar softwares de desenho auxiliado por computador (CAD), extensa bagagem cultural e consciência comercial para avaliar as necessidades do projeto.

Enfim, podemos dizer que as construções Nuragues e Dolmens são consideradas as primeiras formas de arquitetura mundial realizada pelo homem e a primeira manifestação da vontade e necessidade de as sociedades criarem e organizarem os espaços, lugares, posições; não só nos aspectos físicos, como também nos aspectos ...