Como podemos resolver o problema do lixo no mundo?

Perguntado por: mtavares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Uma das principais soluções para o problema do lixo é, justamente, a coleta seletiva. Sem a coleta seletiva, o material que poderia ser reciclado acaba sendo destinado incorretamente em aterros sanitários. Em outros casos, vão parar em lixões.

Em vários países do mundo, governos estimulam o cidadão a reduzir ao máximo o volume de lixo por meio da reciclagem, compostagem ou vermicultura, ou ainda discriminando embalagens desnecessárias. Quem gera menos resíduos paga menos. Quem gera mais, paga mais. Já funciona assim quando se consome água, energia e gás.

O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Lembre-se que reduzir o consumo, principalmente de descartáveis, vem em primeiro lugar. Antes de destinar para reciclagem, repense se o seu objeto de plástico não pode ser reutilizado.

5 dicas de como separar o lixo na escola e conscientizar os alunos | Escola da Inteligência

  1. Criar campanhas de conscientização. ...
  2. Incentivar discussões sobre cidadania. ...
  3. Estimular a cooperação de todos. ...
  4. Distribuir lixeiras de coleta seletiva pela escola. ...
  5. Desenvolver ações de reciclagem.

Menos lixo e mais economia

  1. Reaproveite embalagens.
  2. Faça compostagem.
  3. Use calcinhas absorventes e fraldas reutilizáveis.
  4. Substitua o material de limpeza por vinagre e bicarbonato de sódio.
  5. Prefira sabonetes e xampus em barra.

Como reduzir o lixo jogado no meio ambiente?

  1. Colabore com a coleta seletiva. ...
  2. Utilize produtos em refil sempre que possível. ...
  3. Opte por embalagens desmontáveis. ...
  4. Evite produtos descartáveis. ...
  5. Reutilize roupas e acessórios. ...
  6. Dê atenção ao lixo orgânico. ...
  7. Reduza suas correspondências. ...
  8. Leia online.

Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos.

Logo, para sanar os percalços no que diz respeito ao surgimento de produtos menos favoráveis ao ambiente e ao mau descarte do lixo brasileiro, é preciso que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) incentive a criação de produtos biodegradáveis e o descarte correto e alternativo.

Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:

  • Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
  • Biodigestão. ...
  • Crédito de carbono. ...
  • Incineração. ...
  • O lixo que vira asfalto.

A coleta seletiva do lixo é uma prática fácil e que contribui bastante para a redução do lixo destinado aos aterros. Outra solução para o lixo é a reciclagem, uma forma de colaborar com o meio ambiente e obter dinheiro.

Além disso, reduzir também está voltado a diminuição de resíduos que são descartados no meio ambiente. Exemplos de redução: Economia de energia, comprar somente a quantidade de alimentos que são utilizados e o uso consciente de água.

Prefira produtos a granel para evitar potes e recipientes desnecessários. Evite produtos embalados individualmente, pois produzem mais resíduos. Compre produtos não descartáveis e que possuam refil; 5 - Dê preferência às embalagens retornáveis.

A população é afetada por conta que as ruas ficam cheias de sujeiras, e devido as chuvas as ruas ficam cobertas de lama envolta de lixo. Sem contar que dependendo do objeto pode levar anos para se decompor. Daí a importância de conscientizar todos quanto ao local correto de jogar o lixo.

Além de ser um ato errado, durante as chuvas o lixo é carregado para o sistema de drenagem, chegando até rios e mares, onde causa todo tipo de prejuízo ao meio ambiente. Nas cidades, o acúmulo de lixo nas ruas entope bueiros e causa inundações.

Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:

  1. Separe o lixo limpo.
  2. Não despeje óleo de fritura na pia da cozinha.
  3. Não jogue lixo nas areias das praias.
  4. Não descarte móveis usados em terrenos abandonados.
  5. Descarte pilhas e baterias em locais apropriados.

Sendo assim, algumas pequenas atitudes podem contribuir para minimizar tais problemas ambientais, dentre as quais se podem destacar: economizar energia; economizar água; reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, evitar desmatamentos, dentre outras.