Como praticar o francês?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Todos adoram assistir a filmes, navegar nas redes sociais e ficar um bom tempo no celular, não é mesmo? Pois então, aproveite essas oportunidades para praticar o francês. Mude todas as legendas e áudios para a língua francesa. Você estará aprendendo de maneira divertida e sem perceber.

Exercícios de múltipla escolha são úteis para ajudar a memorizar o que foi aprendido, mas estão muito distantes da prática da escrita. Por isso, sempre que possível, faça pequenas redações em francês. É o único modo de exercitar todas as habilidades necessárias para a construção de um bom texto.

Não dá pra negar que o francês é uma das línguas mais bonitas do mundo. Não é tão difícil aprendê-la. Pois sua gramática e vocabulário são bem parecidos com os da língua portuguesa. No entanto, o desafio de aprender está na fonética que é bastante diferente daquela à qual o brasileiro está acostumado.

Repita as palavras para estudar francês
Visualizar as palavras por escrito é bom, mas dizê-las é melhor ainda. Isso porque você ativa regiões diferentes no cérebro do que quando simplesmente as lê, promovendo uma melhor fixação do som da palavra, além de treinar a sua pronúncia, é claro.

E tem notícia boa: o italiano é considerado a língua mais fácil para brasileiros aprenderem, pela fonética simples e as semelhanças gramaticais e de vocabulário.

Está interessado em como aprender francês, mas não sabe ao certo qual a ordem que deve seguir?
...
O DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française), por sua vez, compreende os níveis avançados C1 e C2.

  • A1;
  • A2;
  • B1;
  • B2;
  • C1;
  • C2.

Além dos benefícios intelectuais, o conhecimento de um idioma estrangeiro, facilita as viagens, melhora as oportunidades de carreira e permite que se aprenda mais sobre diferentes povos e culturas. Vários estudos sugerem que a experiência bilíngue melhora a chamada função executiva do cérebro.

Com base nas informações deste artigo, concluímos que sim, é possível aprender francês em 12 meses, unindo a dedicação do aluno com todos os materiais oferecidos pelo CFOL.

Uma maneira de você estudar francês sozinho e ficar fluente mais rapidamente, é assistindo filmes com áudio em francês e ouvir músicas no idioma que está estudando. Você ainda pode procurar na internet grupos de pessoas que também estudam francês sozinhos e marcar encontros para treinar a pronúncia.

 (a) (un âne : um burro)

Inglês é o mais difícil, com certeza. A gramática do francês não é lá tão diferente da nossa, e o vocabulário também tem muitas similaridades. Além disso a pronúncia do francês é bem regular.

Muito da dificuldade do idioma francês surge pelo fato de que raramente utilizamos pronomes no português como utilizamos no francês. Mas, para além disso, também há outro fato. Alguns dos pronomes em francês não possuem exatamente uma tradução para o português.

Pois se você começar a estudar sem seguir um método, a probabilidade de largar o estudo, se irritar, não compreender o que está estudando e se frustrar é extremamente alta. E dessa forma você não estará ativando o francês.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Outra atitude simples é passar a trabalhar, estudar ou fazer suas atividades do dia a dia escutando músicas e podcasts em francês, além de ou buscar as notícias do dia no idioma. Enfim: tenha muito contato com a língua. Quanto mais você ouvir e ler, mais fácil vai se acostumar com suas pronúncias e palavras.

Como aprender francês: um guia passo a passo para iniciantes

  1. 1º passo. Comece aprendendo sons em francês.
  2. 2º passo. Comece a falar francês (agora) Estude com um professor de francês. Encontre um app de intercâmbio linguístico. Recorra à cultura francesa. 3º passo. Leia em francês. 4º passo. Preste atenção especial ao rádio.

1. Italiano. O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

Accent Français

Desde 2012, a Accent Français é eleita por estudantes a melhor escola de francês. É rotulada pelo Ministério por seus serviços e qualidade pedagógica.

Livros para aprender francês

  • Antoine de Saint-Exupéry – Le Petit Prince.
  • Albert Camus – L'étranger.
  • Philippe Delerm – La Première Gorgée de bière et autres plaisirs minuscules.
  • Patrick Modiano – Ronde de nuit.
  • Julio Verne – Vingt mille lieues sous les mers.
  • Marcel Proust – Un amour de Swann.

Utilisateur débutant (usuário iniciante): Níveis A1 e A2; Utilisateur indépendant (usuário independente): Níveis B1 e B2; Utilisateur expérimenté (usuário experiente): Níveis C1 e C2.

Estrutura e Fonética
Além disso, a entonação e a velocidade da fala também influem: línguas cuja a fala é mais lenta e compassada transmite calma, credibilidade e até mesmo sensualidade. Essa harmonia fonética associada aos componentes históricos e estruturais fazem do Francês o idioma mais apaixonante e sedutor.