Como rejeitar quem te rejeita?

Perguntado por: ncaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Mas encontrar uma forma educada de rejeitar alguém não é uma tarefa simples, muito menos fácil, assim como terminar um relacionamento.
...
Planeje o que falar.

  1. Pense nos principais motivos de querer terminar. ...
  2. Faça algumas anotações. ...
  3. Pense nos sentimentos da outra pessoa.

O que fazer quando alguém te ignora

  1. Identifique como você sente. Como você se sente em relação ao tratamento indiferente? ...
  2. Converse com a pessoa honestamente. ...
  3. Reflita sobre o que você pode fazer sobre essa relação. ...
  4. Não traga a indiferença para o lado pessoal. ...
  5. Gerencie as suas expectativas.

O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.

A rejeição pega carona nas vias de dor física no cérebro.
Estudos de imagem por ressonância magnética funcional mostram que as mesmas áreas do cérebro são ativadas quando experimentamos a rejeição, como quando sentimos dor física. É por isso que a rejeição dói tanto (neurologicamente falando).

O homem rejeitado tende a se tornar agressivo quando ocorre uma rejeição. Trata-se de um mecanismo de defesa frente a uma situação nada agradável que resultou no término de um casamento ou namoro. A agressividade é revelada frente a novos momentos que exigem contrapontos, uma disputa de egos, para mostrar autoridade.

Aposte na sinceridade para terminar um relacionamento de vez

  1. 2) Nada de redes sociais ou telefone. Nada de terminar um relacionamento por meio das redes sociais ou telefone. ...
  2. 3) Não sinta pena da pessoa. ...
  3. 4) Seja sincero (a) ...
  4. 5) Nada de usar desculpas esfarrapadas. ...
  5. 6) Mantenha-se firme sempre. ...
  6. 7) Seja direto (a)

Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar: “Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”

Dizer NÃO pode até ser difícil, mas é necessário às vezes!
...
Saiba mais: Aprenda a priorizar tarefas com essas técnicas simples!

  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. “Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

Resolvendo a situação. Evite tirar conclusões. Sentir-se ignorado é frustrante, e fica fácil assumir o pior. Tente não pensar que a outra pessoa agiu de forma maliciosa ou causou o abandono intencionalmente.

Seu corpo deve dizer “Não fale comigo”, e a pessoa deve entender a mensagem. Não sorria. Mantenha o rosto sério, ou mesmo faça uma cara feia, demonstrando que não quer conversar com ninguém. Você também pode fazer uma cara de desânimo, assim as pessoas nem tentarão conversar com você.

O desprezo, seja de forma ativa ou passiva, não leva ninguém a lugar algum. Só leva à infelicidade e tristeza. Ele não tem propósito algum para a vida. Talvez o desprezo esteja dominando sua vida, situações diversas têm te segregado, a solidão tem entristecido seu coração.

Isso significa que, se em algum momento você sentiu ou interpretou que não era amado, pode acabar carregando a crença de que não merece receber amor. Essa é uma situação que costuma ocorrer em casos de gravidez não planejada, tentativas de aborto ou abandono materno.

A origem do trauma de rejeição pode ser bem mais profunda
Por mais recentes que esses sentimentos lhe pareçam, eles podem ter iniciado antes mesmo de você nascer. Então as situações que fazem você se sentir rejeitado(a) hoje em dia, na verdade podem ser apenas alguns gatilhos que “ativam” essa sensação em você.

O problema é que ser rejeitado faz parte da vida.
...
Como lidar com o medo da rejeição?

  1. Cultive a resiliência. ...
  2. Não leve a rejeição para o pessoal. ...
  3. Procure aprender com a situação. ...
  4. Desenvolva estratégias para lidar com a rejeição.

Fale com um amigo de confiança.
O amigo que necessário para esse momento é aquele que fala a verdade na cara. Ele pode ajudá-lo a descobrir o que deu errado (se algo deu errado; às vezes não há nada que você possa mudar e você deve deixar a coisa do jeito que está).

Sentir-se rejeitado é algo doloroso e difícil de aceitar, mas mais comum do que imaginamos. Muitas vezes, para não sermos rejeitados, traímos a nós mesmos. Fazemos determinadas coisas para conseguirmos a aceitação dos demais, quando por dentro queríamos agir de forma totalmente diferente.

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

A melhor maneira de ignorar a existência de alguém é ter o que fazer. Vá a encontros com outros caras, passe mais tempo com seus amigos ou fique em casa e curta um filme e uma pizza em sua própria companhia. A ideia é viver a ponto de nem lembrar que ele existe. Afaste-se dos amigos em comum temporariamente.

Diga a ele que não foi fácil para você se abrir sobre isso, mas que foi necessário. Ele vai agradecer por você estimá-lo o suficiente para falar a verdade. Reconheça os sentimentos dele e agradeça pelos elogios, mas redirecione a conversa e explique que não está interessada.

Fique lisonjeado, mas não demonstre interesse.
A ideia é expressar gratidão pelo convite do outro, mas deixar claro que, ainda assim, você não tem interesse. Por exemplo, diga algo simples como "Obrigado pelo convite, fico muito agradecido, mas não tenho interesse em você desse jeito".

Ser pontual, cumprir compromissos, ouvir mais e falar menos, cuidar de sua higiene, procurar ter uma vida saudável, ter cuidados com a sua saúde, são atitudes elegantes. Ter paciência, evitar xingamentos, são atitudes que remetem à elegância. Arrogância não é atitude da pessoa elegante.