Como resolver os conflitos em sala de aula?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 4 de maio de 2023
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Prossiga com a leitura e conheça as nossas 7 dicas para mediar conflitos em sala de aula!

  1. Aja preventivamente. ...
  2. Mantenha a calma. ...
  3. Tranquilize situações. ...
  4. Leve a conversa para fora da sala. ...
  5. Estimule o diálogo. ...
  6. Incentive a empatia. ...
  7. Faça das habilidades socioemocionais suas aliadas. ...
  8. Eleja responsáveis pelas mediações.

Tentar a conciliação antes mesmo de um possível processo judicial é sempre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, visto que isso não somente eleva as chances de sanar a questão antes de um processo, como também envolve custos mais reduzidos e velocidade.

Conflitos assim ocorrem quando, por exemplo, pais brigam com os professores porque não gostaram da nota do filho, um aluno pratica bullying com o outro ou professores discutem entre si por assuntos alheios à escola.

Gestão de Conflitos: Como Intervir em Conflitos Interpessoais

  1. Concentre-se no problema. Ao invés de culpar indivíduos específicos, identificar as questões em jogo, e convidar outras pessoas para juntar a você e pensar em soluções. ...
  2. Participe de solução conjunta dos problemas. ...
  3. Promova um feedback eficaz. ...
  4. Escolha um papel.

Outra medida eficaz para trabalhar a mediação de conflito na escola é inserir conteúdos, de forma transversal, na grade curricular. Esses conteúdos devem provocar uma reflexão sobre bullying, cyberbullying e casos de violência física e verbal dentro e fora da escola.

Atos de intolerância e violência verbal e física são cada vez mais comuns quando as pessoas se deparam com opiniões diferentes. Porém, quando isso acontece dentro da instituição de ensino, ambiente de aprendizado e de socialização, medidas rápidas devem ser adotadas para resolver o problema.

O papel do pedagogo é diagnosticar as reais causas dos conflitos, buscar soluções, avaliar ações e o melhor procedimento para solucionar os conflitos, nunca desistir diante de conflitos e fracassos e buscar sempre alternativas por meio da troca de experiências e da busca de informações.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

Embora possa haver diferentes maneiras de responder, as quatro estratégias a seguir são geralmente vistas como os métodos mais bem-sucedidos para gerenciar conflitos: negociação, colaboração, evitação e competição. A negociação envolve a colaboração mútua para chegar a um acordo mutuamente benéfico.

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.

Relação mediador - aluno
O profissional deve, sempre em parceria com o professor, saber quando o apoio deve ser mais diretivo, a hora que deve se afastar visando à autonomia. É importante também saber identificar o momento em que um outro aluno pode ser incentivado a assumir momentaneamente esse papel.

Intervir auxiliando-as a identificar o desejo do outro, favorecendo a compreensão de que uma demanda (palavras) é melhor do que o ato de agarrar ou bater (a força física). A intervenção do professor acontece na hora do conflito, mas também deve estar presente de maneira indireta em outras atividades.

Diálogo é um método eficaz para solucionar conflitos
Isso ocorre em razão da diversidade inerente ao ser humano, o que nos torna, em partes, diferentes. A grande divergência e a essência dos grandes desentendimentos é justamente quando forçamos as pessoas a se ajustarem à nossa forma de pensar.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

Incentive a empatia
Depois de acalmar os ânimos e encaminhar um diálogo saudável, é hora de apontar caminhos que levem ao fim do conflito. Uma caminho seguro para mostrar aos alunos conflitantes é o da empatia.

Os autores pregam cinco formas de gerir um conflito, aplicando-se cada estilo a uma situação diferente: competição, acomodação, afastamento, acordo e colaboração. É importante frisar que não existe um método mais correto, ou a forma mais assertiva de aplica-lo, pois vai variar muito de acordo com cada situação.

Veja, a seguir, algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo.

  1. Tranquilize os ânimos.
  2. Mantenha a imparcialidade.
  3. Estabeleça um ambiente seguro para o diálogo.
  4. Utilize habilidades socioemocionais.

Um bom relacionamento, diálogo aberto e caminhos educacionais positivos em todo momento devem ser promovidos pelo diretor. Do mesmo modo, este deverá transparecer uma imagem de segurança, respeito e firmeza com os seus alunos.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.