Qual a diferença de sala vermelha e sala amarela?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

A Sala Amarela é destinada a casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais, ou seja, pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm riscos imediatos de vida.

Sala Amarela
Destinada a pacientes que aguardam resultados de exames, pareceres ou precisam ser observados por um período maior de tempo. Nela há seis camas e um leito de isolamento. A sala conta com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem 24h por dia.

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Sala Amarela é destinada a casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais, ou seja, pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm riscos imediatos de vida.

A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco. Já o verde indica pouca urgência, o paciente deve ser atendido mas pode esperar até que o médico o chame.

O paciente que está acompanhando foi classificado como AMARELO, ou seja, como gravidade urgente (não-emergência).

“A Sala Vermelha é o local para atendimento emergencial ao paciente grave.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados, etc.

O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".

Em uma sala de emergência, o médico deve estar preparado para realizar desde a aplicação de medicamentos, curativos, drenagens, procedimentos cirúrgicos até o atendimento a politraumas, acidentados graves e paradas cardíacas.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para se fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente. Esse método permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações.

São os pacientes clínicos com problemas graves o suficiente para demandarem esse cuidado mais próximo – e ir para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Entram aí os casos de infarto, arritmias, insuficiência respiratória e septicemia (infecção generalizada).

A redação atual do art. 16 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) garante a presença do acompanhante para o idoso sob observação ou internado, sem restringir a mesma em UTIs.

Nela, atuam profissionais médicos com experiência em medicina de emergência. “Todos possuem residência médica, certificação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês) e muitos atuam prioritariamente em UTIs.

Desde que a pandemia de covid-19 avançou pelo Brasil, as Unidades de Terapia Intensiva ganharam as notícias. Mas você sabe o que é uma UTI? Esse tipo de instalação hospitalar é importantíssimo para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida da pessoa.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos. Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O verde e o azul são cores comuns de serem encontradas em serviços ou produtos relacionados à saúde.

Durante a triagem, é feita uma avaliação rápida do estado de saúde ou da situação social da pessoa que busca ajuda, com base em informações como sintomas apresentados, histórico de saúde, idade, condições socioeconômicas, entre outros fatores relevantes.