Como saber de tudo na hora da prova?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Leia com atenção, buscando entender tudo. Logo após faça mais uma leitura, dessa vez anotando alguns pontos importantes, fazendo marcações, desenhando esquemas que ajudem a tornar mais fácil a assimilação.

A razão é bem simples: nossa memória nem sempre é confiável. Memórias são alteradas por todos os tipos de coisas e a nostalgia tem um papel importante na forma como nos lembramos. De acordo com a revista Scientific American, é surpreendentemente fácil injetar falsas memórias nas pessoas.

Ler mais de uma vez
Ao ler um conteúdo, você, certamente, é capaz de absorver as principais ideias acerca do tema. No entanto, para que o texto seja memorizado, de fato, é imprescindível que você leia algumas vezes. Isso porque a nossa memória funciona com repetição. Quanto mais você ler um conteúdo, mais aprenderá.

Ela afirma que a estimativa de 15 a 20 vezes serve como uma média entre o aprendizado de palavras mais fáceis e mais difíceis - ou seja, aquelas com significado simples e as mais complexas.

Como não esquecer os conteúdos?

  1. Tenha um caderno de anotações. Muitas pessoas acham que têm uma boa memória e isso é suficiente para pegar o conteúdo de primeira, mas não caia nessa cilada! ...
  2. Estude por questões. ...
  3. Faça associações e crie macetes. ...
  4. Não tente gravar vários assuntos de uma vez. ...
  5. Explique a matéria para si.

Alguns defendem que descansar é a melhor estratégia às vésperas dos exames, porque assim é possível focar em se tranquilizar. Já outros afirmam que estudar um dia antes da prova ajuda a relembrar os conteúdos e manter a autoconfiança alta, garantindo mais segurança na hora de resolver as questões.

Alguns acreditam que a véspera deve ser dedicada ao descanso e à tranquilização da mente. Muitos costumam dizer, ainda, que estudar um dia antes gera ainda mais tensão e que pode ser prejudicial na hora da prova.

Olá! A habilidade de memorizar é uma função cognitiva e pode ser prejudicada por alguns fatores físicos, emocionais e ambientais. 1. É importante você buscar um médico (de preferência: neurologista ou psiquiatra) para avaliar causas orgânicas.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

Prática - Não estude só o que você mais gosta, porque isso vai aumentar a distância com aquela matéria com a qual não tem afinidade. Estude primeiro a matéria mais difícil e alterne com as mais fáceis. Ao se focar em uma, esqueça as outras. Procure não estudar na seqüência matérias com raciocínios semelhantes.

5 Dicas Para Limpar a Mente e Ter Foco Nos Estudos

  1. Dica 1 – Chegue e descanse. Muitas pessoas precisam de um tempo para relaxar e descansar antes de começar a estudar. ...
  2. Dica 2 – Comece estudando algo que gosta. ...
  3. Dica 3 – Faça meditação. ...
  4. Dica 4 – Faça uma oração para limpar a mente. ...
  5. Dica 5 – Tire um cochilo ou durma. ...
  6. Conclusão.

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

Visualize o texto
Da mesma forma, visualizar um texto antes de lê-lo prepara você para entender rapidamente o que está prestes a ler. Para visualizar um texto, digitalize-o do início ao fim, prestando atenção especial aos títulos, subtítulos, qualquer coisa em negrito ou fonte grande e marcadores.

Se você precisa fixar algum conteúdo, a dica é: estude, estude de novo dali uma hora e depois de 24 horas. Ou use o SuperMemo, um site que calcula o tempo exato em que você vai se esquecer de algo e te ajuda a lembrar imediatamente antes de esquecer. Faça pausas entre os estudos.

Apoie seus cotovelos na mesa ou coloque uma almofada embaixo dos braços para apoiar os cotovelos (caso não tenha mesa ou travesseiro flexione as pernas para apoiar seus braços na coxa). Nas leituras deitado, de barriga para cima, apoie algumas almofadas atrás das costas e cervical para manter um ângulo inclinado.

7 dicas de como estudar sozinho em casa

  1. 1 1. Escolha um local para estudar.
  2. 2 2. Mantenha o ambiente organizado.
  3. 3 3. Estabeleça horários fixos.
  4. 4 4. Crie um cronograma de estudos.
  5. 5 5. Elimine as distrações.
  6. 6 6. Utilize ferramentas de produtividade.
  7. 7 7. Faça pausas regulares. 7.1 Compartilhe!

5 técnicas de concentração para você manter o foco

  • Organize o seu ambiente. Um dos pontos mais cruciais quando falamos de foco é a minimização das distrações, uma das principais técnicas de concentração. ...
  • Pratique exercícios físicos. ...
  • Gerencie seu tempo. ...
  • Durma bem. ...
  • Pratique mindfulness.

Ajuda na concentração
Sabia que a leitura em voz alta é excelente para ajudar a se concentrar mais? Isso mesmo. O leitor tende a ficar mais atento ao que está escrito e à forma de pronunciar as palavras. Além disso, essa prática é ideal para fixar conteúdos na mente.