Como saber meu pronome LGBT+?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

Uma pessoa hétero pode escolher usar qualquer pronome tipo ela/ele/elu.

Tipos de pronomes
Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Essa é uma prática antiga e muito comum da língua inglesa. Tal prática acabou tornando mais fácil para pessoas não-binárias se identificarem com o pronome, pois ele já era usado para ocultar o gênero de alguém. Assim, muitas pessoas preferem ser referidas como they/them.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora!

Os pronomes He e She (ele e ela) qualificam apenas seres humanos, masculino no primeiro caso e feminino no segundo. A tudo mais está reservado o pronome It, desprovido de gênero. Assim, um cachorro e uma gata, por exemplo, serão sempre referidos como It.

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Pri Bertucci é artista social, educador e pesquisador da área de diversidade. Identifica-se como pessoa não-branca, transgênero/não-binário/gender queer.

"Tod@s”, “Todes", “Todxs”, é uma tentativa de uma neolinguagem de gêneros gramaticais que seja inclusiva para/com as mulheres, as pessoas não-binárias, as “pessoas T entre gêneros” (Rocha, Coelho, Fernandes, 2020).

Ele é um recurso mais inclusivo, pois dá a possibilidade de pessoas não-binárias, trans, intersexuais ou simplesmente pessoas que não se sentem representadas pelo feminino-masculino possam escolher uma opção que faça mais sentido para elas.

O, seu, os, nossos são pronomes masculinos e para o gênero feminino temos os pronomes e formas pronominais a, sua, as, nossas, etc.

É importante referir que a palavra Hétera, como feminino de hétero, é uma forma incorreta e deve ser evitada. A palavra Hétero só possui uma única forma para ambos os gêneros: o hétero, a hétero.

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.

As gerações passadas foram ensinadas a usar como padrão o pronome masculino he, chamado de he “genérico” ou “neutro”. Isso também era válido para pronomes derivados, como o oblíquo him (“o” ou “para ele”) e o possessivo his (“seu” ou “dele”).

Abra o aplicativo do Instagram; Entre no seu perfil e vá em “Edit profile” (editar perfil); Em “Pronouns” (pronomes), digite os pronomes pelos quais deseja ser tratado.

Não há uma idade específica em que se espera que todas as pessoas se deem conta de sua orientação ou identidade sexuais. Há algumas pessoas com sexualidade fluida e que podem descobrir no futuro uma orientação diferente.

He – ele. She – ela. It – ele ou ela, para objetos ou animais (nunca para pessoas) We – nós.

O pastor de uma igreja publicou um vídeo no YouTube relacionando o pop-it às cores da bandeira LGBTQIAP+ e acusando o movimento de querer “destruir a família”. Nas redes sociais, outros usuários repetiram a associação do brinquedo ao movimento gay, em vídeos que chegaram a ter mais de 100 mil visualizações.

A partícula apassivadora é a palavra “se”, quando usada para indicar um verbo na voz passiva. Isso quer dizer que a ação será incidida sobre a própria pessoa, objeto ou situação que é o sujeito da construção frasal.

Um dos sistemas mais utilizados é o “ELU/DELU”. Nele, o “a” e “o” no final dos pronomes é substituído por “u”. Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”.