Como saber o grau da minha escoliose?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O grau de escoliose (ângulo de Cobb) é medido traçando-se uma linha entre a vértebra escoliótica mais baixa e a mais alta da curva e medindo a angulação entre elas.

Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras, e afeta cerca de 3% dos brasileiros. Casos leves podem não afetar a vida diária. Mas os casos graves podem ser dolorosos e limitar a atividade normal. A condição não decorre de maus hábitos posturais.

Não existe um medicamento para tratar a escoliose. Em graus mais leves, é possível melhorar o aspecto e até mesmo interromper a progressão da curva a partir de medidas de fisioterapia especializadas para a patologia.

O mais comum, entretanto, é o aparecimento da escoliose estar associado ao surto de crescimento que se instala no final da puberdade e se intensifica na adolescência. Nesse período, a progressão da anomalia é mais rápida e acomete mais as meninas do que os meninos.

As escolioses diagnosticadas antes dos 10 anos tendem a evoluir mais pois o período de estirão do crescimento é um momento de risco para progressão da curva.

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

Em casos mais graves, a escoliose pode levar a problemas cardíacos, pois, a curvatura pode comprimir o coração e os pulmões. Esses problemas podem levar a complicações graves, como o coração e até mesmo a morte.

Tratamento para Escoliose

  • 1 – Aviãozinho. Mantenha-se em pé. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. ...
  • 2 – Prancha Lateral. Exercício excelente de fortalecimento do abdômen. ...
  • 3 – Perdigueiro. Exercício que trabalha a coordenação e a musculatura.

Não existe nenhuma comprovação científica de qual a posição adequada para os pacientes que tem escoliose dormirem, porém recomendamos dormir de barriga para cima, já que esta é uma posição neutra.

A curvatura da coluna vertebral, em seguida, é medida e expressa em termos de graus. Geralmente, uma curva é considerada significativa se for maior que 25 a 30 graus. Curvas superiores a 45 ou 50 graus são consideradas mais graves.

Escoliose deve ser monitorada em crianças e adolescentes durante a fase de estirão do crescimento, período em que há maior probabilidade de progressão das curvas.

Quem possui escoliose não pode praticar exercícios físicos
Entretanto, é importante que evitem modalidades que causem impactos fortes na coluna.

Escoliose tem cura? Ainda não existe tratamento medicamento para a escoliose, mas algumas técnicas podem colaborar para o seu tratamento. O sucesso vai depender de diferentes fatores, inclusive, da gravidade da curvatura. Mas, normalmente, existe cura pra escoliose, sim.

2 – Não fumar; 3 – Praticar atividades físicas sempre com a orientação de um profissional; 4 – Alongar-se e não se manter em uma mesma posição por muito tempo; 5 – Evitar o sedentarismo.

Exercícios para escoliose: prancha lateral
Apoie um cotovelo no chão, na mesma direção do seu ombro e deixe as pernas retas, apenas com os pés encostados no chão; Em seguida, eleve o tronco do chão, mantendo uma linha horizontal; Mantenha essa posição de 7 a 10 segundos e desça; Repita 5 vezes para cada lado.

Segurada com escoliose congênita tem direito a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. De acordo com a segurada, ela possui deficiência em grau moderado, possuindo assim direito à um requisito menor para se aposentar.

Quais são os sintomas da escoliose degenerativa?

  1. coluna curvada;
  2. ombro e lado do quadril mais proeminente;
  3. roupas desajustadas;
  4. caixa torácica erguida para frente;
  5. comprimento das pernas divergente.

Se a escoliose vai progredir, o período de maior risco é durante o estirão do crescimento na adolescência quando as curvas podem aumentar 1 a 2 graus por mês. Os dois principais fatores que geralmente determinam a progressão da curva são o grau da curva atual e o quanto o adolescente ainda vai crescer.

Na escoliose idiopática do adolescente, a cirurgia comumente é indicada para curvas maiores que 45 a 50 graus com falha no tratamento clínico.

O tratamento cirúrgico de escoliose está indicado quando a deformidade se torna acentuada. Na maioria dos casos é indicado quando atinge valores superiores a 45-50 graus. Em geral, os pacientes retornam as suas atividades normais após 6 meses da realização da cirurgia.

Nas escolioses moderadas, entre 20 e 45 graus, pode-se utilizar os coletes, que ajudam a segurar a curva. Nos casos de curvaturas acima de 45 graus, recomenda-se cirurgia corretiva. “Depois dessa magnitude, ela tende a piorar a longo do tempo”, explica o médico.