Como saber que Filha de Santo eu sou?

Perguntado por: ainfante8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.

Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância à opinião alheia. Amam a natureza, adoram viajar, são alegres e gostam de diversões. Audaciosos, poderosos e autoritários como ela, os filhos deste Orixá não aceitam afrontas e encaram qualquer desafio prontamente.

Desse modo, a escolha do seu Santo de devoção não deve ser aleatória. É preciso conhecer a história de vida deles para que, ao saber mais, possa sentir qual trajetória ou propósito mais lhe pareceu próxima e quais lhe pareceram distantes.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

O Exu Tranca Rua é cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

quando se diz que uma pessoa tem por exemplo Ogume Xangô na Frente, quer dizer que um Orixá está atuando como auxiliador na casa do outro, não que os dois sejam os Orixás de Frente (pois não pode haver dois do mesmo sexo);

Existem muitos relatos espalhados pela internet com métodos para descobrir o nome do Exu, mas é preciso tomar cuidado. A data de nascimento, por exemplo, não é capaz de revelar essa informação, pelo menos não por si só. É preciso um trabalho de limpeza espiritual.

Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

A Saída de Santo é o momento que encerra toda uma jornada de preparos e ritos necessários para se “fazer” um Pai/Mãe de Santo. É um momento de festa, de recompensa para todos os envolvidos.

Ser devoto não é adorar, mas venerar a vida dos homens e mulheres de Deus que procuraram em tudo viver conforme o Evangelho. Então, a devoção a um santo é uma forma de observar a vivência de sua entrega total a Deus, de admirar e imitar o seu testemunho de santidade e amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quais são as características dos filhos de Iemanjá? Majestosos, belos e calmos como a mãe. Os descendentes de Iemanjá apresentam características muito parecidas com as da deusa. Eles são imponentes, sensuais e cheios de dons fascinantes, assim como o canto da sereia.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Um médium vai incorporar a Pombagira, que pode atender por diversos nomes – Maria Padilha, Rosa Caveira e Maria Mulambo, por exemplo – e ouvir o que a pessoa deseja. Em troca de oferendas diversas, que variam de acordo com o pedido, ela vai apresentar conselhos e rituais para resolver os mais diversos problemas.