Como saber se a geladeira está gastando muita energia?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil descobrir quanto a geladeira gasta de energia. A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.

A temperatura ideal é de 2 a 4 graus para o compartimento de alimentos frescos e -15 graus para o congelador.

Essa é uma dúvida de muitas pessoas e a resposta é simples: desligar a geladeira à noite não ajuda a economizar energia. Na verdade, o resultado será o contrário porque religar uma geladeira que ficou desligada gastará mais eletricidade.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

Existem fatores conjunturais e estruturais que explicam o elevado preço da energia no Brasil. Tivemos dois fenômenos nos últimos anos: a Covid-19 e o esvaziamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, em 2021.

Desperdício de energia com aparelhos de alto consumo. Alguns aparelhos consomem extremamente mais energia que outros. Deve-se redobrar a atenção quanto à utilização deles. A primeira dica é comprar aparelhos que tenham o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C. Essa faixa de temperatura é o mais próximo que você pode chegar do ponto de congelamento sem estar tão frio que sua comida vai congelar.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Sim, abrir a porta da geladeira várias vezes é prejudicial ao desempenho do produto. A cada vez que é aberta, a geladeira recebe ar quente e, então, precisa consumir mais energia para estabilizar a temperatura interna.

Deixar o refrigerador sempre ligado e descongelar o aparelho regularmente ajudam a evitar altas no consumo. Guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo de energia do eletrodoméstico. A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia.

COMO FAZER A GELADEIRA GASTAR MENOS ENERGIA

  1. Evite colocar alimentos quentes na geladeira. ...
  2. Abra a porta da geladeira o mínimo possível. ...
  3. Não deixe a geladeira em locais muito quentes. ...
  4. Cuidado com o espaço de ventilação da geladeira. ...
  5. Escolha uma geladeira eficiente/econômica.

1 – A geladeira precisa ficar ligada na tomada
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que desligar a geladeira aumenta o gasto de energia ao invés de reduzir. Quando se desliga esse eletrodoméstico, a sua temperatura interior aumenta.

É possível pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta. Caso tenha notado erros em relação aos valores que estão sendo cobrados, você pode solicitar uma revisão. No entanto, antes disso, é necessário avaliar a sua conta, conferindo períodos de cobrança, taxas e demais informações.

Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.