Como saber se a glândula está inflamada?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Quais são os sintomas de inflamação nas glândulas salivares? Os principais sintomas de sialoadenite são dor na boca, inchaço embaixo da língua, e vermelhidão das mucosas. Além disso, pode ocorrer diminuição da produção de saliva, boca seca, inchaço na região da bochecha e pescoço e dificuldade de falar e engolir.

As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos. As glândulas submandibulares, que ficam abaixo da mandíbula, produzem saliva debaixo da língua.

Sintomas do câncer de glândulas salivares
Quando um tumor cresce e se torna doloroso, a dor pode piorar durante a alimentação, que estimula a secreção de saliva. Se um tumor invadir os nervos próximos, as pessoas poderão sentir dormência, formigamento ou apresentar problemas motores em áreas da face.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  1. tomar mais água;
  2. garantir uma boa higiene bucal;
  3. fazer compressas mornas;
  4. fazer massagem nas glândulas salivares;
  5. consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  6. uso de antiinflamatórios;
  7. uso de analgésicos;
  8. uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

as glândulas ficam conectadas entre si, enquanto os nódulos costumam aparecer sozinhos ou separada; as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.

Pessoas com infecção bacteriana de uma glândula salivar apresentam febre, calafrios e dor e inchaço no lado da face com a glândula infectada.

As glândulas submandibulares ficam posicionadas embaixo da mandíbula, por isso, quando ocorre um inchaço dessas estruturas percebemos um aumento de volume na região logo abaixo do osso que contorna o rosto perto do queixo.

O inchaço da glândula submandibular pode ser causado pelo bloqueio de uma glândula salivar e pode ser facilmente tratado. No entanto, não deixe de consultar o médico ou o dentista para avaliar esse problema bucal e ter um diagnóstico preciso.

Infecções. Alguns vírus e bactérias podem acometer as glândulas salivares, fazendo com que elas apresentem as alterações acima descritas. Além da caxumba, infecção viral bastante comum em certos grupos, outros vírus e bactérias como o Staphylococcus aureus, os Streptococcus e outras podem causar essas infecções.

A Sialoadenite ocorre quando a glândula parótida está inflamada devido a infecções por vírus ou bactérias. Como a inflamação é em decorrência de uma infecção, a sialoadenite vem acompanhada de febre, mal-estar geral e dores ao mover ao pescoço, mastigar e ao engolir.

O que devo fazer ao perceber o inchaço? A primeira medida a tomar assim que você notar qualquer alteração no seu corpo é procurar um médico que seja especialista. No caso de inchaço nas glândulas parótidas a recomendação é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.

Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo); Aumento rápido do inchaço ou nódulo; Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face); Aumento do linfonodo cervical.

Um cirurgião de glândulas salivares é um médico especializado no tratamento de condições relacionadas a essas glândulas, como tumores, cálculos salivares, infecções e outras doenças. Esses profissionais têm formação médica e especialização em cirurgia de cabeça e pescoço, com foco nas glândulas salivares.

O câncer das glândulas salivares é um tipo de tumor raro. Dor local, queimação e dormência na região são os sintomas mais comuns. As causas para o surgimento da doença ainda é desconhecido e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

Os linfonodos, também chamados popularmente de "gânglios linfáticos”, podem aumentar por diversos motivos. Entre os mais comuns, estão processos inflamatórios e infecções bacterianas, fúngicas ou virais, bem como problemas mais graves.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

As doenças endócrinas ocorrem devido ao mau funcionamento dessas glândulas e podem afetar órgãos como o pâncreas, hipófise, tireoide e glândulas suprarrenais. Essas disfunções resultam em desequilíbrios hormonais que afetam o organismo.

Outros fatores que tornam o caroço no pescoço preocupante incluem: persistência por mais de três semanas, crescimento contínuo, consistência dura, caroço fixo que não se move ao ser tocado e a presença de outros sintomas, como perda de peso inexplicada, suores noturnos ou dificuldade para engolir.

Rubor, inchaço e dor.

Ao sinal de um nódulo, o paciente deve procurar o médico. O ideal é fazer a consulta com um oncologista, mas, se não for possível, um cirurgião pode avaliar o caso. Se o caroço aparecer na mama, é recomendado procurar um mastologista. “Mas pessoas acima de 50 apresentam maior risco de câncer.

As glândulas submandibulares encontram-se como o próprio nome sugere, abaixo da mandíbula. Na verdade, temos duas dessas glândulas, uma de cada lado da face. Elas têm um importante papel na produção da saliva por causa do grande volume dela que produzem.