Como saber se a minha voz está afinada?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Você pode fazer um teste num aplicativo para smartphone chamado Tone Deaf Test o qual verifica sua percepção musical. Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

Hidratar a voz.
Beba água ao longo do dia e mantenha sempre uma garrafa por perto durante as aulas e ensaios. Um gole ou dois enquanto você está aquecendo não são suficientes - suas pregas vocais funcionam melhor quando estão bem lubrificadas, o que significa manter todo o corpo hidratado constantemente.

Anitta possui uma leve voz de soprano, cuja extensão vocal abrange 2 oitavas.

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

A verdadeira voz
Segundo Palmeira, a voz gravada, aquela que vai ser socializada, não tem o acréscimo da via óssea. Ou seja, o indivíduo, assim como os demais, escuta a voz apenas por intermédio da via aérea. “Então, a nossa verdadeira voz é a voz que está gravada”, afirma o fonoaudiólogo.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres).

Baixo é o tipo de voz mais grave e rara masculina, e tem o menor alcance vocal de todos os tipos de voz. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor pode desenvolver as mais profundas sonoridades.

Fale em frente a um espelho.

  1. A altura da voz (grave ou aguda) é determinada pela quantidade de vibração das cordas vocais.
  2. Se você tiver uma voz aguda, é porque as suas cordas vocais vibram em alta frequência.
  3. Se a sua voz for grave ou profunda, isso significa que as cordas vocais vibram em baixa frequência.

Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz. Além disso, o paciente pode ter tosse, febre e dificuldade para engolir. A laringite pode ser aguda ou crônica.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

"Diversos estudos já mostraram que homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto em mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e ligadas à presença de testosterona."

Contralto. Essa é a voz feminina mais grave, já que seu alcance corresponde às notas do piano que vão do Mi 2 ao Lá 4. Contraltos famosas da música popular são Amy Winehouse, Cássia Eller, Maria Bethânia e Marília Mendonça.

Evelyn Duarte é de Goiânia e sua voz tem sido comparada constantemente com de Marília Mendonça, que morreu em acidente aéreo em novembro do ano passado.

Como escolher o tom de voz correto? A escolha do tom de voz começa na respiração. Uma respiração adequada mantém a qualidade da voz; afinal, os sons são emitidos pela passagem do ar através da laringe. É por isso que os Fonoaudiólogos recomendam exercícios de respiração para melhorar a fala.

Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com a mais grave tessitura e também a mais rara.

Quais as vozes mais raras do mundo
Apesar de haver distinções dentro dessas categorias de vozes e espécies de subdivisões, é unânime que o contralto é a mais rara entre as mulheres. Podemos ver mulheres contralto ouvindo cantoras como Adele e Ana Carolina.

Continuar lendo Como saber soltar a voz?