Como saber se a moto está na reserva ou não?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

No lugar dela, existe uma bomba de combustível que possui uma boia dentro do tanque, e que avisa quando a nível de combustível chega a um valor pré-estabelecido. Assim, uma luz no painel se acenderá e um novo hodômetro será iniciado, para que você saiba quanto já consumiu da reserva e quanto ainda resta.

A reserva é uma pequena quantidade de combustível que fica “guardada” dentro do tanque de gasolina, e que serve para que você tenha um pouco de combustível para poder chegar ao posto de gasolina mais próximo para abastecer.

Regra básica: Torneira de gasolina aberta para uso normal com a alavanca totalmente para baixo, torneira de gasolina na reserva com a alavanca totalmente para cima.

Geralmente é possível dirigir pelo menos dez quilômetros quando a luz da reserva acende, mas o ideal é evitar andar nessa situação. Além do risco de pane seca, que dá multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, o sistema de alimentação de combustível do veículo pode ser danificado.

Como saber quando o carro entrou na reserva
É possível saber que o carro entrou na reserva quando acende a luz de reserva no painel do veículo. Por convenção e para a melhor compreensão dos motoristas, o indicador no painel é o desenho de uma bomba de combustível de posto ou as letras “R” ou “E”, para indicar o alerta.

Além disso, para a Honda CG 160 Start (14,6 litros, com 3,2 litros de reserva), cifras para economia oferecida pelo motor. Assim, permitindo alcançar até 600 km de autonomia, se abastecidas com gasolina. Quanto à garantia, é de três anos (sem limite de quilometragem).

O motor atual é flex, que teve a capacidade aumentada para 162,7 cc e consegue fazer facilmente mais de 40 km/l com gasolina.

Quando o motorista, seja por qualquer motivo, acaba não abastecendo o seu veículo, a reserva do tanque serve para garantir que ainda seja possível chegar ao posto de abastecimento mais próximo em segurança. Sendo assim, o automóvel está na reserva quando o combustível chega bastante próximo de esgotar.

Entre os riscos de dirigir na reserva está a possibilidade de entrar ar no sistema, o que pode fazer com que o carro pare, mesmo depois de abastecido. Há ainda o perigo de superaquecimento da bomba elétrica do sistema, que fica dentro do tanque, já que ela é refrigerada pelo próprio combustível.

A pane seca nada mais é do que o veículo parar de funcionar pela falta de combustível no tanque. Diante disso, resta ao condutor chamar um reboque e ir a pé ao posto mais próximo ou empurrar o carro até um local mais seguro.

O modelo apresentou baixo consumo e grande autonomia. Em nossas medições atingiu a marca de 56,99 km/litro – no circuito misto cidade/estrada. O tanque, com uma nova tampa basculante que facilita o abastecimento, tem capacidade para 14,6 litros e projeta a incrível autonomia de mais de 800 km.

A única alteração que o modelo Start sofre é no tamanho do tanque de combustível: enquanto os modelos Cargo, Fan e Titan contam com uma capacidade de 16,1 litros, sendo 3,1 considerados como reserva, o modelo Start conta com um tanque de combustível capaz de conter 14,6 litros, dos quais 3,2 são tidos como reserva.

O tanque de combustível tem capacidade para 13,5 litros, com reserva de dois litros.

Consumo na cidade: 7,6 km/l (etanol) e 11,1 km/l (gasolina). Consumo na estrada: 7,7 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina).

Se você encheu o tanque com 50 litros, então 500 dividido por 50 é igual a 10 km/L, que é seu rendimento.

Luz de Combustível
A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

“Outras conseqüências geradas por uma gasolina de baixa qualidade são a instabilidade da marcha lenta, aumento no consumo, engasgo do propulsor, batida de pinos, travamento das válvulas por conta da carbonização, danos à bomba de combustível, aumento de emissão de poluentes; enfim, inúmeras coisas chatas para a moto e ...

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.