O que acontece se andar na reserva?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Se o carro está sempre na reserva, e não utiliza toda a quantidade de combustível necessário para o funcionamento adequado da bomba, ela pode começar a aquecer e perder a lubrificação. É importante, então, que o nível de combustível dentro do tanque seja sempre o suficiente para manter a bomba imersa.

Combustível na reserva pode ser um problema quando o(a) motorista não encontra um posto a tempo facilitando a ocorrência de pane seca. Nesse caso, além de estar sujeita à remoção do veículo, a pessoa comete uma infração média que pode resultar em multa e marcação de pontos na CNH.

Assim, a quantidade de gasolina que um carro tem na reserva costuma girar entre 5 e 10 litros, conforme o tamanho dele. É importante explicar que, apesar do nome “reserva”, não se trata de um segundo tanque, menor, dentro do principal.

Em alguns carros, primeiro a luz acende e depois de algum tempo ela começa a piscar, indicando que a reserva está em nível crítico. Nesse momento, é melhor não usar a regra de só abastecer no posto de determinada bandeira. O melhor posto será aquele que estiver mais perto.

O novato com motos muitas vezes pensa que é obrigatório usar a gasolina até a moto “pedir reserva” para só então reabastecer. Isso é um erro a ser evitado. O ideal é nunca usar a reserva, por uma série de motivos. Para começar, a reserva é apenas um duto mais curto colocado no fundo do tanque.

Na maioria dos casos, é possível rodar pelo menos 10 KM com a reserva do tanque. No entanto, essa distância depende de muitos fatores.

Se você usa sua moto regularmente, ao menos três vezes por semana e por períodos não muito curtos (acima de meia hora), então a bateria deverá suportar tranquilamente uma inatividade de 7 a 10 dias. Bom, isso vale para baterias com dois anos de vida, no máximo.

O tanque de combustível tem capacidade para 12,0 litros, incluindo 2,3 litros do suprimento de reserva.

Em um cálculo conservador, levando em conta um carro pequeno com 5 litros na reserva, é possível rodar 50 quilômetros (10 quilômetros por litro). Essa estimativa de quilometragem é para que você não caia em desesperado quando entrar na reserva. Mas não é recomendado chegar a esse limite.

Ponteiro de cima: cada volta marca 1 litro. Ponteiro de baixo: cada volta marca 10 litros.

Luz de Combustível
A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba. Chamada de flutuador, ela é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar. Isso acaba alterando a medição do sensor de nível.

O nível de combustível é identificado com um sistema de bóia e um variador de resistência. Se estiver baixo, o sistema avisa: entrou na reserva. E não vai ser por falta de aviso ou antecedência. Há um alerta no painel, e o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros.

O mais provável é que seu carro esteja com um problema no sistema de medição do nível de gasolina. Uma das possibilidades é a boia, responsável por informar o sensor do nível de combustível quantos litros há no compartimento, estar com defeito.

Exemplo prático
Agora, considere que foram necessários 40 litros para encher o tanque. Então, o cálculo será: 400 km ÷ 40 litros = 10 km/litro.

A reserva é uma pequena quantidade de combustível que fica “guardada” dentro do tanque de gasolina, e que serve para que você tenha um pouco de combustível para poder chegar ao posto de gasolina mais próximo para abastecer.

Além disso, para a Honda CG 160 Start (14,6 litros, com 3,2 litros de reserva), cifras para economia oferecida pelo motor. Assim, permitindo alcançar até 600 km de autonomia, se abastecidas com gasolina.

Se você encheu o tanque com 50 litros, então 500 dividido por 50 é igual a 10 km/L, que é seu rendimento.

O levantamento feito pela Webmotors apontou que o tanque médio de um carro de passeio com motor à combustão no Brasil (etanol, diesel ou gasolina) é de 55 litros.