Como saber se bebê enfiou algo no nariz?

Perguntado por: rcosta . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Os sintomas mais comuns da presença de um corpo estranho no nariz são:

  1. Dificuldade em respirar pela narina afetada;
  2. Perceção de uma massa dentro do nariz;
  3. Dor e irritabilidade, especialmente nas crianças;
  4. Hemorragia;
  5. Corrimento nasal, por vezes com mau odor, que poderá ser sinal de infeção.

Corpos estranhos nasais podem ser removidos em consultório, com um espéculo nasal e uma pinça nasal de Hartmann. O preparo prévio da cavidade nasal com solução tópica de fenilefrina pode auxiliar na sua visualização e remoção.

Corpos estranhos nasais são encontrados ocasionalmente em crianças jovens, pacientes psiquiátricos e deficientes mentais. Objetos comumente introduzidos no nariz incluem algodão, papel, pequenas pedras, contas, grãos, sementes, insetos e baterias do tipo botão (que podem causar queimaduras químicas).

Principais sintomas da carne esponjosa

  1. Respiração pela boca;
  2. Sensação de nariz sempre entupido;
  3. Pausa na respiração durante o sono, também chamada de apnéia;
  4. Roncos;
  5. Sono inquieto;

Sintomas de nariz quebrado
Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos; Sangramento do nariz; Muita sensibilidade ao toque; Dificuldade para respirar pelo nariz.

A carne nasal ou carne esponjosa são termos utilizados popularmente para definir o surgimento de inchaços das adenoides ou cornetos nasais. Os cornetos nasais têm a função de aquecer o ar aspirado, enquanto as adenoides fazem parte do sistema imunológico, com função similar às amídalas, que produzem anticorpos.

A cavidade nasal, na realidade, é formada por duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas entre si por uma parede cartilaginosa. Em seu interior, existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar, ou seja, girar.

O tratamento da hipertrofia da adenoide em crianças é feito com cirurgia quando o espaço que ela ocupa na rinofaringe é maior que 70% e ela tem sintomas (ronco, respiração bucal etc.). Não há um remédio que faça com que ela regrida (diminua), só com o passar dos anos.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Deve-se remover o corpo estranho com um pinça limpa ou agulha esterilizada com fogo, depois de fria. Além disso, nunca devem ser usados canivetes ou semelhantes para esse fim. Se o corpo estranho estiver muito encravado e difícil de retirar, é preciso encaminhar a vítima ao pronto socorro.

Com frequência, um corpo estranho pode ser visualizado nas radiografias do abdômen e, às vezes, do tórax. Às vezes, outros exames de imagem como, por exemplo, tomografia computadorizada (TC), podem ser realizados para ajudar a identificar e a localizar o corpo estranho.

Faça com que seu filho respire pela boca suavemente. Comprima com o seu dedo a narina não obstruída e peça à sua criança para assoar, sem muita força, a outra narina (a obstruída); às vezes assim o objeto é expelido.

A adenoide (aumento da tonsila faríngea) e a rinite alérgica são doenças comuns e de ocorrência frequente em crianças. Ambas podem existir simultaneamente e podem causar sintomas clínicos semelhantes. As tonsilas faríngeas são estruturas de tecido linfoide localizados na nasofaringe.

CARNE ESPONJOSA: com certeza você já ouviu falar. Este é o nome popular da Adenoide, o tecido linfoide que fica na parte de trás da cavidade nasal, acima das amígdalas. Em algumas pessoas ela cresce além do tamanho normal e impede a passagem de ar pelo nariz, o que causa inúmeras complicações.

Os sintomas mais comuns são nariz entupido, e dor ou sensação de pressão na região ao redor do nariz. Também pode haver dor ou pressão na testa, ao redor dos olhos e no maxilar superior. A dor muitas vezes piora quando a pessoa se dobra para a frente.

A obstrução nasal pode ser provocada por processos infecciosos virais ou bacterianos, como agripe, os resfriados e a sinusite aguda, ou por distúrbios estruturais, por exemplo, o desvio do septo ou a presença de pólipos ou tumores no nariz.

Fraturas dos ossos nasais ou lesões cartilaginosas podem resultar em edema, pontos dolorosos, hipermobilidade, crepitação, epistaxe e lesão periorbital. O diagnóstico costuma ser clínico. O tratamento pode incluir redução, estabilização por meio de compressa interna e utilização de splints.

Os pólipos nasais são formações carnosas da membrana mucosa nasal. Existe maior probabilidade de desenvolvimento de pólipos nasais em pessoas que têm alergia ou asma.

Pólipo é definido como qualquer crescimento anormal que aconteça no tecido de uma mucosa. Quando esse crescimento anormal acontece no interior do nariz do paciente, recebe o nome de pólipo nasal.