Como saber se é AA ou AA?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625

o genótipo Aa é um híbrido que pode vir a influenciar a questão feno pita, tendo em vista a característica a ser expressada. já o aa é o gene recessivo conhecido por característica como albinismo, cor dos olhos claras, entre outros.

Organismos homozigotos apresentam pares de alelos idênticos para determinada característica. Organismos heterozigotos apresentam alelos diferentes para determinada característica.

Como saber quem tem a genética mais forte? Alguns genes são dominantes, isto é, são mais fortes. Se o filho herdar do pai um gene que provoca covinhas e herdar da mãe um gene que não provoca covinhas, ele terá covinhas, porque o gene para as covinhas é dominante.

AA (homozigoto dominante), Aa (heterozigoto) e aa (recessivo), por exemplo. O gene recessivo, mesmo quando aparece na condição heterozigota, não se expressa. Isso pode nos dar a impressão que o gene dominante inibe o seu funcionamento.

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

Quais são as chances de se ter um indivíduo aa na próxima geração? A única forma de se ter um indivíduo aa é se a mãe contribui com um gameta a e o pai contribui com um gameta a. Cada progenitor tem 1 / 2 1/2 1/2 das chances de fazer um gameta a.

Dessa maneira, os genes podem expressar categorias genéticas distintas. Por exemplo, características dominantes, expressa pelos seres homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa), e as características recessivas encontrado somente nos homozigotos (aa).

Independentemente do pai, os filhos Aa de uma mãe Aa representam 50% da prole.

  1. Cruzamento aa x aa = 100% aa.
  2. Cruzamento Aa x AA = 50% AA e 50% Aa.
  3. Cruzamento Aa x aa = 50% Aa e 50% aa.
  4. Cruzamento AA x aa = 100% Aa.

Um indivíduo é homozigoto quando ele possui dois alelos iguais para determinada característica. Como cada célula possui dois alelos iguais para determinada característica, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1.

Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.

Heterozigotos quando cruzados sempre gerarão a proporção genotípica de 1:2:1 (AA:Aa:aa). Isso considerando uma característica determinada por apenas um gene que possui só dois alelos. Portanto, a probabilidade de um casal heterozigoto ter um filho também heterozigoto é de 2/4, que é o mesmo que 50% ou 1/2.

D) 75%.

O relatório do exemplo é positivo, ou seja, a probabilidade de paternidade é superior a 99,999%, logo verifica-se que a criança herdou um dos alelos do pai em cada marcador genético.

Um casal heterozigoto irá possuir um alelo dominante e um alelo recessivo. 25% AA; 50% Aa, 25% aa. O filho homozigoto (alelos iguais) pode apresentar alelos AA ou aa. Portanto, a probabilidade de homozigose é 50% (25% AA + 25% aa).

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.