Como saber se é S ou ss?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

6511 Palavras que tenham "ss" (dicionário médio, comandada por letras)

Use “s” quando as palavras forem derivadas de outras que sejam escritas com “s”:

  1. aviso – avisar.
  2. posição – posicionar.
  3. peso – pesar – pesado.
  4. asa – asinha.
  5. liso – alisar.

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'.

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as. Os ditongos e tritongos devem pertencer a uma única sílaba. Então, não se esqueça disso: nunca os separe.

Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.

SC - escada, escalada, fusca, escama; XC - exclamar, exclusivo, excluir; Obs.: As letras GU e QU só serão dígrafos quando, seguidas por E ou I, o U não for pronunciado.

Duas letras que juntas representam o mesmo fonema
Dígrafo significa “duas letras” (DI=duas/GRAFO=letra). Na língua portuguesa, quando essas duas letras, juntas na mesma palavra, possuem som de uma letra só quando reproduzidas foneticamente, são chamadas de dígrafo.

Para saber quando usar a letra s ou a letra z , você procura a origem da palavra , se ela contiver S ou Z conservará o S ou Z; Se ela não contiver S ou Z ela será escrita com Z.

Significado de Passado
adjetivo Pretérito; que decorreu; que passou no tempo: momentos passados. Anterior; que vem antes: mês passado.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

O país foi nomeado em homenagem ao pau-brasil, uma árvore conhecida pela cor característica de sua madeira e encontrada em abundância em nosso território. Sua vermelhidão foi associada à "brasa quente", que deu origem ao termo Brasil com "s".

O que todos eles têm em comum, além da letra s com som de z, é o fato de serem palavras compostas com o prefixo de origem latina “trans”, que carrega a noção de “além de, para lá de, depois de”. É a permanência de tal noção de composição que faz com que o s de “trans” soe sempre como z antes de vogal.

As palavras serão escritas com SS quando se tratar de: Substantivos que venham de verbos com o radical “-prim”: Imprimir – Impressão. Comprimir – Compressão.

EM TÁXI, PIREX E DUREX, O SOM É CS. É MESMO UM SOM DIFERENTE.

Deve-se separar
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.

6ª - As vogais idênticas e as letras cc, cç, rr e ss separam-se, ficando uma na sílaba que as precede, e outra na sílaba seguinte: ca-a-tinga, co-or-de-nar, du-ún-vi-ro, fri-ís-si-mo, ge-e-na, in-te-lec-ção, oc-cipi-tal, pro-ro-gar, res-sur-gir, etc.