Como saber se estou com vontade de vomitar?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

O surgimento do enjoo está relacionado a mais de 200 doenças e condições, como eventos neurológicos, do aparelho digestivo, uso de medicamentos, analgésicos opioides, gestação, distúrbios hormonais, distúrbios abdominais, toxinas, infecções do sistema nervoso central, alterações metabólicas, intoxicação por álcool, ...

Infecção do trato digestivo; Ingestão de toxinas; Reação a medicamento; Distúrbios abdominais, como apendicite, pancreatite e obstrução do intestino.

Náusea. A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. A pessoa ansiosa sente incontrolável vontade de regurgitar quando a ansiedade ataca, mas, como não consegue fazê-lo, fica amuada, sentindo-se mal até a sensação passar. Em muitos casos, a náusea evolui para a gastrite nervosa.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios). A consistência desse tipo de alimento auxilia no controle da sialorreia (aumento da produção de saliva), um dos sintomas comuns durante a náusea.

ter problemas de pressão arterial; ter passado muitas horas sem se alimentar corretamente; labirintite ou outros problemas no labirinto; estar estressado ou ansioso.

Enjoo matinal
As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Outros sintomas que também são comuns em casos de intoxicação alimentar são , calafrios, dor de cabeça, flatulência, mal-estar e perda de apetite.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

A depressão e a ansiedade também podem trazer problemas alimentares, como perda ou ganho de peso e alterações no apetite, além de problemas no aparelho digestivo, como náusea, diarreia e constipação.

O vômito pode proteger o corpo e se livrar de substâncias nocivas. No entanto, uma grande quantidade ou vômitos durante muito tempo podem conduzir à desidratação, que é a perda excessiva de líquido do corpo.

Se houver vómitos. Fazer repouso, numa posição que contrarie a aspiração do vómito e favoreça a sua expulsão especialmente nos bebés e crianças: deitados de lado; O esforço do vómito pode aumentar a produção de suor e é incomodativo.

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.

É a expulsão do conteúdo do estômago através da boca, de maneira forçada, após contrações da musculatura abdominal.

Tal como a maior parte dos sintomas, também os vómitos são um mecanismo de defesa do nosso organismo e servem, de um modo geral, para ajudar a “limpar” o estômago de algo que lhe está a fazer mal.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

Frutas. Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.