Como saber se estou começando a dilatar?

Perguntado por: nxisco5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima3. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnóstico de dilatação bastante avançada.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Dessa forma, a dilatação costuma ocorrer de 12 a 20 horas antes do nascimento. Além da dilatação, a mamãe sentirá contrações cada vez mais efetivas, até finalmente ocorrer o rompimento da bolsa.

Assim, basta alternar mais entre ficar de pé, sentada e deitada, além de dar leves caminhadas em casa para movimentar e relaxar um pouco os músculos. Caso nada disso minimize os incômodos, outra alternativa é tomar um banho morno, que, além de proporcionar relaxamento, promove a redução nas dores.

O bebê ainda mexe, não é que ele para de mexer, mas ocorre uma diminuição na movimentação que ele tinha antes quando você tava na gestação de menos tempo. O maior inchaço nos braços e nas pernas eles podem ocorrer no final da também.

Você está acostumada a ver as mulheres deitadas nesse momento, mas as posições de cócoras, sentada ou de joelhos são melhores para facilitar a saída do bebê. O canal de parto fica mais curto e a abertura da vagina fica maior, o bebê não aperta a sua barriga e a circulação de oxigênio para ele é melhor.

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo.

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

“As falsas contrações, ou contrações de Braxton Hicks, são curtas e indolores, com duração entre um e dois minutos. São irregulares e podem acontecer durante toda a gestação, mas são mais comuns nos últimos três meses da gravidez”, afirma a ginecologista e obstetra Karla Frota.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

Como perceber a barriga baixa? Um truque para verificar se a barriga está baixa é bastante simples, mas deve ser acompanhado dia a dia durante algumas semanas. Consiste em colocar a mão (ou mãos) no espaço entre a barriga e o seio.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

No Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, publicado pelo Ministério Público, Ministério da Saúde e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), é estabelecido que que “não se deve jamais empurrar a barriga da mulher para forçar a saída do bebê (manobra de Kristeller) porque isso expõe a mulher e o bebê a riscos” ...

O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. - Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra - ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 - 4 cm de dilatação.