Como saber se estou tendo uma embolia pulmonar?

Perguntado por: vsantos7 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

"As manifestações da embolia pulmonar incluem falta de ar e dificuldade para respirar, dor no tórax, tosse seca ou com sangue, sensação de ansiedade, febre baixa e palpitações.

Quando os trombos são maiores ou, embora menores, mais de uma artéria pulmonar é afetada, os seguintes sintomas são indicativos da embolia pulmonar:

  • Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade;
  • Falta de ar;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração;
  • Palidez;
  • Ansiedade.

Uma embolia pulmonar é frequentemente associada à trombose venosa profunda (TVP) que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma na perna (pode causar dor ou inchaço na perna com uma sensação de calor ao toque).

Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.

Sintomas da embolia pulmonar
Às vezes, a embolia pode se manifestar por um desconforto na região do tórax. Dor constante - de 5 a 7 dias - e falta de ar.

Trata-se de uma obstrução arterial dos pulmões por coágulos. E, embora qualquer um possa ser acometido por essa doença, há alguns fatores de risco que aumentam as chances, como histórico familiar, fumo, obesidade, alguns tipos de câncer e problemas cardíacos.

Embolia pulmonar é fatal em 22% das internações.

Ela pode iniciar com radiografias do tórax e ultrassom Doppler das veias dos membros inferiores para o diagnóstico de tromboses profundas. Porém, o exame de imagem que mais auxilia no diagnóstico de embolia pulmonar é a angiotomografia.

Os sintomas da embolia gasosa arterial geralmente surgem ao fim de alguns minutos após ter sido alcançada a superfície. A embolia gasosa arterial no cérebro é semelhante a um acidente vascular cerebral, que tem como resultado confusão e paralisia parcial ou perda de sensação.

Embolia direta: é a mais freqüente. Êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sangüíneo.

Como é a dor no pulmão? As características da dor no pulmão dependem de sua origem. Um desconforto sentido como pontada localizada e de intensidade que varia costuma dar pistas de problemas que acometem a pleura. Ou seja: pneumotórax, pleurite e tumores.

Como Prevenir a Embolia Pulmonar
Deve-se controlar os fatores de risco, praticar exercícios físicos e interromper o tabagismo. Deve-se evitar a imobilidade, ou seja, não ficar sentado ou parado na mesma posição por muitas horas seguidas, especialmente em casos com um ou mais fatores de risco mencionados acima.

No caso de uma embolia pulmonar maciça, o tratamento para restaurar o fluxo sanguíneo é urgentemente necessário. A heparina dilui o sangue, mas as medicações mais novas que quebram ativamente os coágulos (trombolíticos) podem agir mais rapidamente e podem ser mais eficazes.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.