Como saber se eu estou com alergia emocional?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os sintomas da alergia emocional podem surgir em forma de:

  1. Coceira;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Suor em excesso;
  4. Falta de ar.

A alergia nervosa é um tipo de dermatite que pode surgir após situações de estresse ou problemas emocionais. Pode ser caracterizada por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma.

Urticária – irritação cutânea que surge de modo abrupto e pode durar semanas, meses ou anos. Apesar de o estresse não ser o fator principal, ele pode piorar seus sintomas.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

Sim, ela existe. Diferentemente das alergias respiratórias, dermatológicas ou alimentares, esse tipo de alergia é causado pelas nossas emoções e a forma que lidamos com elas. Apesar de nos esquecermos muitas vezes, as reações do nosso organismo estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos e emoções.

As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.

Assim, muitas vezes, a ansiedade prejudica a barreira cutânea, levando a condições inflamatórias e a hábitos como coçar insistentemente alguma região da pele, ocasionando feridas, descamações e no caso do couro cabeludo; a dermatite seborreia e até à queda de cabelo (alopecia).

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Cansaço constante, formigamento nas mãos e pés, mudança de apetite, problemas de pele, gastrite prolongada, sensibilidade emotiva excessiva, desejo sexual diminuído, irritabilidade excessiva, hipertensão arterial, tontura.

Na terceira fase da exaustão é perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Melissa ou cidreira: calmante, sedativa e relaxante, a cidreira é uma excelente aliada para acalmar e melhorar o foco ao mesmo tempo.

A alergia emocional também pode provocar outros sintomas, como a sudorese em excesso e a insônia. Em todos os casos, há prejuízos significativos para a qualidade de vida, em especial quando a pessoa vive uma rotina e situações que deixam as emoções afloradas de forma constante.

O ritmo cardíaco é elevado assim que o instinto de “lutar ou fugir” é ativado para que o sangue circule rapidamente pelo corpo. O resultado desse processo são palpitações e dores no peito. Se a ansiedade é constante, o risco de desenvolver hipertensão e patologias cardíacas é maior.

Tristeza: deixa a pele com aspecto pálido e desidratado
Durante períodos de tristeza ou até depressão, a pele com certeza não é beneficiada. Ao contrário de quando acontece algo entusiasmante, quando se está triste os vasos sanguíneos contraem, conferindo um aspecto pálido ao rosto.