Como saber se o bebê está com alergia a fralda?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Vermelhidão, coceira, bolhas e descamação na pele do bebê: esses são alguns sintomas da alergia à fralda, um problema que incomoda bastante a rotina dos pequenos. Por isso, é fundamental conhecer quais são as principais reações e suas causas para solucionar o incômodo da melhor forma.

A maneira mais efetiva de tratar a dermatite de fralda é manter a pele do bebê o mais seca e limpa possível. E a melhor maneira de fazer isso é trocando as fraldas frequentemente. Algumas pomadas podem ser utilizadas após a orientação médica.

A fralda descartável Pampers Confort Sec conta com loção hipoalergênica para prevenir irritações na pele sensível do bebê. Esse modelo de fralda descartável aguenta, no geral, até 12 horas seco, mas isso vai depender dos hábitos do bebê.

O problema acontece porque a fralda aumenta a temperatura e a umidade no local, e torna a pele mais suscetível ao contato com fezes, urina e substâncias químicas como sabonetes e talcos. Nos casos mais simples de alergia a fraldas, em que a pele apresenta vermelhidão, o melhor tratamento é a prevenção.

Antes de colocar a fralda descartável nova, certifique-se de que a pele do bebê está completamente seca. Para isso, use um pano de tecido natural ao invés dos sintéticos. As pomadas de assaduras ideais são aquelas à base de óxido de zinco, para evitar assaduras e alergias.

Qual pomada usar para dermatite de fralda? A Pomada para Dermatite de Fralda da Unicpharma é uma excelente opção pois contém Dexpantenol, Oxido de zinco e Vitamina A, juntos tratam a vermelhidão e irritação agindo na regeneração e cicatrização da pele de maneira eficaz e segura.

Use Bepanthen Baby após cada muda de fralda, aplicando uma fina camada no rabinho. Contém lanolina e provitamina B5, o que cria uma camada protetora transparente na pele, ajudando a proteger mesmo a pele mais delicada dos agentes irritantes e da fricção que podem causar vermelhidão.

Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.

A assadura é provocada pelo suor e de umidade. Já a dermatite é causada pelo acúmulo de fezes e urina.

A alergia à fralda descartável, que muitas vezes causa a dermatite de fraldas ou assadura, atinge as áreas que ficam cobertas pela fralda e acontece porque a fralda aumenta a temperatura e a umidade do local, tornando a pele mais suscetível ao contato com as fezes, urina e as substâncias químicas que foram usadas para ...

Quer escolher a melhor fralda descartável para usar no bebê de dia e de noite? Então, precisa colocar na sua lista a fralda Cremer Baby Care. A fralda possui um super gel absorvente que consegue conter o retorno do xixi e assim, a criança se sente mais confortável, mesmo com a fralda cheia.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

A dermatite da fralda, também chamada de rash da fralda ou eritema da fralda, é uma irritação da pele provocada direta ou indiretamente pelo uso de fraldas. A assadura é a lesão dermatológica mais comum nos 2 primeiros anos do bebê. O seu pico de incidência ocorre entre os 9 e os 12 meses de vida.

Como a dermatite se manifesta em bebês? A manifestação típica da dermatite é a irritação associada a manchas e bolhas avermelhadas. Embora os locais onde comumente ela surge sejam as partes íntimas, ela também pode se manifestar nas articulações do braço, pernas e axilas.