Como saber se houve rompimento do ligamento do tornozelo?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.

Realmente, o melhor exame para avaliarmos as lesões ligamentares é a ressonância, porém o diagnóstico das entorses de tornozelo é clínico, ou seja, através do edema, “inchaço” do tornozelo, se está ou não acompanhado de hematoma ao seu redor e se existem sinais de instabilidade através de testes manuais.

Tratamento das entorses e lesões ligamentares do tornozelo
As sessões de fisioterapia atuam de diversas formas, desde promover analgesia, passando por exercícios de alongamento, fortalecimento e melhorando a propriocepção (uma forma de equilíbrio local) para evitar a ocorrência de novas entorses.

Como tratar lesões nos ligamentos do tornozelo
Interromper a prática esportiva é o primeiro passo. Em seguida, a aplicação de gelo na região machucada. O esfriamento da área ajuda a controlar o edema e diminuir a dor”, explica Thiago.

Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.

A ultrassonografia é o exame indicado para suspeitas de patologias relacionadas aos músculos ou tendões. A ultrassonografia do joelho permite avaliar algumas estruturas da articulação, como alguns tendões e ligamentos e a presença de derrame articular (líquido na articulação).

A lesão ligamentar pode acontecer da seguinte forma: quando ocorre o estiramento dos ligamentos, a recuperação é mais rápida, durando de 2 a 3 semanas; quando ocorre a ruptura parcial dos ligamentos, a recuperação pode levar de 4 a 5 semanas; e quando ocorre a ruptura total dos ligamento, a recuperação é mais lenta, ...

Consigo andar com ligamento do joelho lesado? Sim, é possível andar com o ligamento cruzado anterior lesado, principalmente após a melhora da dor que existe logo após a lesão. Porém, podem existir situações de falseio e instabilidade do joelho.

Um ligamento demora em média 6 a 8 semanas para concluir o processo de cicatrização. No entanto a formação de uma cicatriza de boa qualidade depende de estímulos de tração fisiológica e carga que devem ser realizados de forma gradual e no tempo adequado em cada um dos pacientes.

Em geral fica em torno de R$10000,00 reais.

Exame do tornozelo
Testar a sensação ao toque leve, no mínimo, no topo do primeiro espaço interdigital e na lateral do pé. Palpar o pulso pedioso dorsal na parte anterior do pé e palpar o pulso tibial posterior atrás do maléolo medial. O tornozelo é suavemente examinado quanto ao calor e para detectar edema discreto.

Avaliar a instabilidade após entorses no tornozelo, particularmente entorse lateral, pelo teste de gaveta anterior. Para esse teste, o examinador estabiliza o membro inferior do paciente com uma das mãos, coloca a outra mão sob o pé do paciente, segura o calcanhar e puxa o calcanhar anteriormente.

Os ligamentos se distendem e rompem, mas as rupturas são tão pequenas que podem ser vistas somente com um microscópio. O tornozelo não costuma doer nem inchar muito, mas fica enfraquecido e mais propenso a sofrer novas lesões. A recuperação pode demorar horas a dias.

Na luxação no tornozelo, ocorre o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem a articulação. Esse deslocamento repentino pode ser parcial ou completo. A luxação no tornozelo é diferente de uma fratura ou fissura, uma vez que o osso sai do lugar, mas ele não quebra ou racha, permanece inteiro.

A lesão ligamentar do joelho acarreta uma instabilidade articular que poderá provocar lesões secundárias em sua articulação, acometendo principalmente a cartilagem articular e os meniscos.

Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.

Logo após a ruptura, como o impacto da tíbia contra o fêmur é grande, o joelho sangra por dentro e dói muito. Por isso, você não consegue apoiar o pé no chão e, dentro de algumas horas, o joelho começa a inchar. Passados alguns minutos da lesão, você até consegue andar, mas com muita dificuldade.