Como saber se é dor muscular ou ligamento?

Perguntado por: umaciel5 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

Sintomas. Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

As dores são na forma de pontadas, que fazem com que seja difícil, até mesmo, um simples caminhar. É bem comum observar quem sofre uma distensão na perna, por exemplo, andar como se estivesse pisando em ovos nos movimentos mais básicos.

Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.

quais os sintomas de ligamento rompido? Dor, joelho inchado e sensação de instabilidade articular ( falseis ).

Dura entre 12 a 72 horas.

A dor muscular pode ocorrer em diversas situações e locais do corpo, especialmente depois de grandes esforços, como mudança de série na academia, treinos muito intensos, carregamento de peso, entre outros. No entanto, se a dor persistir depois de três ou quatro dias, o indicado é procurar um médico.

Teste online para saber se é dor ciática

  1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé. ...
  2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada. ...
  3. Fraqueza numa ou nas duas pernas. ...
  4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado. ...
  5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Quanto tempo demora o tratamento
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Exames de imagem
Ressonância magnética ou ultrassonografia podem ser utilizadas para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da lesão (estiramento muscular, lesão parcial ou lesão completa).

Os diferentes graus de estiramento muscular
A dor é mais leve e o tempo de recuperação pode levar menos tempo, uma semana em média. Grau 2: Quando ocorre uma pequena ruptura do músculo. A dor é mais intensa e o tempo de recuperação também maior, em torno de oito a dez semanas.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

A luxação é uma lesão que atinge as articulações que ligam dois ou mais ossos, provocando um deslocamento dos mesmos. Já a contusão é motivada por um trauma em um ponto específico, lesionando tecidos e musculatura, com vermelhidão ou roxidão e dor no local.