Como saber se meu metabolismo é ativo ou lento?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Sinais de metabolismo lento

  • Dificuldade para perder peso;
  • Ganho de peso, mesmo com alimentação reduzida;
  • Acúmulo de gordura em novas áreas;
  • Formação de celulite em novas áreas;
  • Calcanhares rachados e queda de cabelo.

Para diagnosticar se o metabolismo está mais lento que o normal, muitos médicos têm indicado a calorimetria. A calorimetria é capaz de estimar a quantidade de calorias diárias que o organismo gasta em estado de repouso por meio de análise do consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.

Ou seja, é a quantidade de calorias que o seu corpo queima para se manter ativo. O organismo gasta calorias até quando está em repouso, porém trabalhando para manter suas funções vitais, como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).

Então, coma como as francesas! Para o café da manhã, coma uma fatia de torrada pão, um pouco de manteiga e de geleia, fruta ¿ como meia banana, além de café ou chá. Variedade, cor e apresentação são um bom caminho para enganar o estômago, fazendo pensar que você está comendo mais do que realmente está."

Consumir açúcar em excesso
Como o açúcar é digerido rapidamente pelo organismo, acaba-se criando uma sensação falsa de fome, o que nos leva a comer mais. Além disso, o excesso de açúcar pode desacelerar o metabolismo, tornando mais difícil a queima de calorias.

É necessário estar em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Consumo de alimentos, atividade física, situações estressantes e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo) podem elevar o metabolismo e devem ser evitados nas horas que antecedem o exame.

As pessoas que têm um metabolismo mais lento podem fazer diversas atividades para deixá-lo acelerado, o que provocará o emagrecimento. Mas, as pessoas que possuem um metabolismo naturalmente acelerado, não emagrecem, mas tem dificuldades para engordar. Por isso, no geral, são mais magras.

Fígado – é importante porque faz o controle de qualidade dos nutrientes. Pâncreas – é muito importante porque é a glândula responsável pela produção dos hormônios: insulina e glucagon. Tecido adiposo – é importante porque armazena lipídios (reserva para o corpo, caso ele fique sem energia).

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

Essa condição está relacionada com uma alta frequência de transformações. Isso quer dizer que as pessoas que possuem essa condição são mais propensas a gastar calorias e, consequentemente, a se manter no peso ou emagrecer.

Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.