Que parte do corpo fica muito ativo enquanto a gente dorme?

Perguntado por: adias . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

“Antigamente, a crença era que os sentidos se desligavam enquanto dormíamos. Mas testes recentes indicam que as regiões do sistema nervoso central responsáveis pelo tato, visão, olfato, audição e paladar recebem estímulos nervosos normalmente”, afirma o neurologista Sérgio Tufik, da Unifesp.

O susto pode afetar a saúde do coração? O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial.

A experiência, conhecida como espasmo hípnico, revela o conflito que se passa em nosso cérebro quando “desligamos” para dormir. Durante o sono, nossos corpos estão paralisados e ficamos indiferentes aos eventos no exterior. O controle de nossos músculos, por sua vez, não é desligado tão facilmente assim.

Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.

Já quando falamos na etapa NO-REM, isso se deve aos sonhos transitórios. Isso acontece porque nos encontramos semi-despertos e os mecanismos de vigília nos permitem falar. A diferença do que acontece quando estamos 100% despertos é que as palavras ou frases que podemos dizer nessa fase não têm sentido.

Cientistas explicam que, geralmente, falamos dormindo enquanto ainda estamos na fase de sono profundo. Sendo assim, ainda não atingimos o nível REM onde ocorrem os sonhos. O resultado disso são palavras e frases isoladas, sem nenhum contexto ou sentido.

Terror noturno
São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

scare s. Meu irmão bateu a porta, e o ruído alto me deu um susto. My brother slammed the door, and the loud noise gave me a scare.

A Dra. explica ainda que, quando uma gestante leva um susto, o organismo provoca uma liberação de adrenalina e de cortisol por ativação do sistema de defesa do nosso organismo. Nesse sentido, causa repercussões no corpo como a visão mais aguçada, aumento do fluxo de sangue e da frequência cardíaca.

Pessoas com hiperexcitação podem ser nervosas e se assustam facilmente. Frequentemente essas pessoas têm problemas de concentração porque estão constantemente em estado de alerta e procurando perigo. A hiperexcitação frequentemente leva a irritabilidade e problemas para dormir.

Sonhar com cobra traz reflexão sobre impulsividade, postura defensiva e estagnação, mas indica possibilidade de desapego e renovação.