Como saber se meu PIS foi atualizado?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Como consultar o PIS pelo CPF? Confira 9 formas!

  1. Site Meu INSS.
  2. Carteira de Trabalho Digital.
  3. Aplicativo FGTS.
  4. Aplicativo Caixa Trabalhador.
  5. Portal CNIS.
  6. Aplicativo Caixa Tem.
  7. Carteira de Trabalho física.
  8. Telefone do INSS.

Como saber se você tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep? A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa.

Destinado aos trabalhadores do regime privado (PIS) e aos servidores públicos (PASEP), o PIS/PASEP é uma remuneração paga pelas empresas aos seus contratantes, visando financiar auxílios, como seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades.

O banco informa o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em alguns casos a atualização cadastral é finalizada antes disso.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Basta acessar o Meu INSS usando sua senha do Gov.br e selecionar o serviço Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS. Se a certidão já estiver disponível no sistema, será possível salvar o documento no computador e já imprimir uma cópia na mesma hora.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Sim, ser optante da modalidade saque-aniversário não interfere na hora de receber o seu Abono Salarial PIS. Portanto, caso opte por receber anualmente o saque-aniversário do FGTS e preenche todos os requisitos do PIS, você receberá normalmente.

O número do PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho, no cartão cidadão, no portal do INSS, no site CNIS, no portal MEUINSS, através do atendimento telefônico da Caixa: 0800 726 0207.

Caixa Tem pede atualização cadastral
Outro problema que pode impedir o saque do abono Pis/Pasep é a atualização cadastral do Caixa Tem. Para os trabalhadores que irão receber o dinheiro pela plataforma digital da Caixa, a exigência de atualização dos dados pode atrasar o acesso ao dinheiro.

Abra o aplicativo CAIXA Tem e toque na conversa “Atualize seu Cadastro”. Informe seus dados, conforme solicitados pelo aplicativo. Envie uma foto do seu documento pessoal de identificação (RG ou CNH) e uma foto sua (selfie) com o documento na mão.

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Pronto, agora a Caixa tem até 48 para dar baixa nas atualizações informadas no seu cadastro. Se você solicitou um empréstimo ou cartão, entretanto, a avaliação será concluída em até 10 dias — não sendo necessário se deslocar até uma agência.

Para realizar a atualização do cadastro é preciso levar documento de identificação como RG ou carteira de motorista, além da Carteira de Trabalho. Se você ainda possui dúvidas, pode entrar em contato com telefone da Caixa PIS, através do número 0800-7260207.

em seguida abono salarial você pode observar que agora aparece essa mensagem o seu abono salarial será reprocessado a partir do dia 5/4 de 2023.

Para conseguir consultar PASEP pelo CPF, basta seguir os mesmos passos da consulta do PIS: você poderá fazer através do portal Meu INSS, ou pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência, ou conferir sua carteira de trabalho ou ainda ligar para o número 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão).

É possível saber o número do PIS através do Caixa Cidadão. Para falar com esse serviço, basta discar o telefone 0800-7260207.

A consulta deste ano foi liberada em fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Ainda é possível consultar se o trabalhador tem valores a receber por meio do aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android. Acessando o app, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível”.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “declaração de regularidade”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

A certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS é um documento que autoriza a liberação de valores dos benefícios do abono e Fundo de Garantia para o beneficiário em situações específicas.