Como saber se o Android precisa ser atualizado?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Para verificar se uma atualização está disponível:

  1. Abra o app Config. do dispositivo.
  2. Toque em Segurança.
  3. Confira se há uma atualização: Para ver se há uma atualização de segurança disponível, toque em Verificação de segurança do Google. ...
  4. Siga as etapas mostradas na tela.

Ao ignorar atualizações, especialmente as maiores, a primeira coisa a se deixar de lado provavelmente são recursos inéditos e aprimoramentos para uso geral. Sem as funções novas, o usuário não poderá extrair o máximo que o smartphone pode oferecer.

Qual é a versão mais recente do Android? A versão mais recente do Android é a 13. Ela foi lançada nessa segunda-feira, 15 de agosto de 2022, pelo Google. Apenas os aparelhos da linha Pixel já contam com a atualização, mas o Google já anunciou que outras marcas receberão o sistema operacional ainda este ano.

Além de reforçar a segurança, as atualizações de softwares corrigem eventuais falhas e melhora o desempenho do sistema.

Galaxy Trend Lite; Galaxy Xcover 2; Galaxy Trend II; Galaxy SII; Galaxy Core; Galaxy Ace 2 e Galaxy S3 mini. Sony Xperia Neo L; Xperia Miro e Xperia Arc S. Alcatel One Touch Evo 7; Caterpillar Cat B15; Archos 53 Platinum; HTC Desire 500; Wiko Cink Five; Wiko Darknight; UMi X2; Lenovo A820; Faea F1 e THL W8.

Como parte de nossos esforços contínuos para manter nossos usuários seguros, o Google não permitirá mais login em dispositivos Android que executam Android 2.3.7 ou inferior a partir de 27 de setembro de 2021.

Sem recursos novos
Como medida para conter essa deficiência até dá para baixar aplicativos complementares com finalidade similar, mas eles jamais terão o mesmo nível de qualidade e polimento que uma solução nativa. Além disso, o aparelho pode acabar lotado com inúmeros programas adicionais desnecessários.

Última atualização no gráfico que mostra a presença das diferentes versões do Android em smartphones aponta que o Android 11 é o mais usado atualmente, presente em 28,3% dos aparelhos, contra 24,2% em novembro de 2021.

Alguns futurólogos e especialistas do setor preveem que os smartphones se tornarão peças de alta tecnologia, totalmente integradas ao corpo humano. Outros apostam em designs minimalistas, com aparelhos transparentes e telas holográficas no estilo Minority Report.

Mas, a dica é: quanto mais recente a data de lançamento do seu smartphone, por mais tempo ele vai receber atualizações. No caso da Samsung, por exemplo, smartphones lançados em 2019 tem garantia de 3 anos de atualizações de versões do sistema e 4 anos de atualizações de segurança.

Abra o app Configurações; Entre em "Atualização de software"; Toque em "Baixar e Instalar"; Aguarde que o sistema busque por atualizações mais recentes e siga as instruções na tela.

Abra as configurações do dispositivo. Escolha o menu “Atualização de software”. Clique no botão ao lado de “Baixar atualizações automaticamente”. Você também pode clicar em “Baixar atualizações manualmente” para fazer a busca por novas versões.

A partir de 2023, os usuários precisarão de um dispositivo que seja compatível com, no mínimo, Android 4.2 (Jelly Bean) ou iOS 12.1. Outro recurso que estava sendo solicitado há tempos é a implementação da opção “exclusão acidental”.

Instalar as atualizações do Android mais recentes disponíveis

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Perto da parte de baixo, toque em Sistema. Atualização do sistema.
  3. Você verá seu status de atualização. Siga as etapas mostradas na tela.

Entre os celulares beneficiados inicialmente, estão o Galaxy S22, com o S22, o S22+ e o S22 Ultra. Modelos mais antigos e outros dispositivos da marca receberão a atualização a partir de dezembro de 2022.

Um celular desatualizado pode deixar você mais exposto a tentativas de fraudes, golpes ou mesmo um problema interno que pode fazer o aparelho perder informações.

A atualização do Android ou do iOS é o único momento em que a partição de sistema é modificada. Porém, esse processo não apaga nada que está nas partições de dados e aplicativos – que é onde um programa espião normalmente seria instalado.

Atualização de Software: envolve desde otimização de bateria até upgrade do Sistema Operacional. A atualização de software pode não incluir o Sistema Operacional, pois nem toda atualização de software está ligada ao upgrade do Sistema Operacional, ou seja, a versão Android pode continuar a mesma após a realização.

Outros: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.